TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, alguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, econômico, social, político…

Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados sendo a recolha, feita através de recenseamentos (ou censos ou levantamentos estatísticos) ou sondagens.

Existem indícios que há 300 mil anos A.C. já se faziam censos na China, Babilônia e no Egito. Censos estes que se destinavam á taxação de impostos.

Histogramas

O histograma é uma técnica gráfica usada para apresentar grandes quantidades de dados. É atribuída a Karl Pearson em 1895. O histograma pode ser: a frequência absoluta, relativa, frequência absoluta acumulada e frequências relativas acumuladas. Para construir o histograma é necessário para desenvolver um quadro de distribuição de frequência, que serão desenvolvidas abaixo.

O gráfico da distribuição de frequência, é chamada de frequência histograma. O histograma é uma representação visual dos dados que mostram principalmente, três características: Forma ou posicional de acumulação e de dispersão ou de variabilidade.

O histograma (frequência) em si é construído de uma série de retângulos em um sistema de coordenadas;

1. As bases dos retângulos estão localizadas no eixo horizontal. O comprimento da base é igual à largura do intervalo.

2. As alturas dos retângulos são registradas no eixo vertical e frequências correspondem aos intervalos.

3. As áreas dos retângulos são proporcionais às frequências das classes.

Polígono

Outro recurso gráfico para ilustrar o comportamento dos dados é o polígono de frequência. Este baseia-se no sistema de coordenadas cartesianas, colocando em cada classe marca um ponto a uma altura igual à frequência associado a essa classe; em seguida, estes pontos são ligados por segmentos de linha.

Para preparar o Polygon em Excel, clique com o botão direito sobre o histograma e escolha o tipo de gráfico, que mostra uma janela onde você deve escolher as Linhas de opção (Escolha como subtipo de gráfico que aparece por padrão). Em seguida, clique em OK .

Outra forma de polígono é a ogiva, que é o polígono obtido por segmentos de linha que unem pontos situados a uma altura igual à acumulada do classmark como é feito com frequência polígono de frequência.

Exemplo

A tabela a seguir resume a demanda diária de um determinado produto por 40 dias seguidos

Tabela 2. Distribuição de frequência da demanda diária de um produto.

Intervalo

4,5-9,5

4

9,5-14,5

11

14,5-19,5

13

19,5-24,5

10

24,5-29,5

2

A tabela acima corresponde a uma frequência de dados quantitativos. Intervalos diferentes são :. (4,5, 9,5], (9.5,14.5], (14,5, 19,5], (19,5, 24,5], (19,5, 24,5], (24,5, 29,5] O comprimento do intervalo é de cinco, o Números 4, 11, 13, 10 e 2 representam as respectivas frequências.

O histograma é uma representação estatísticas gráficas de diferentes tipos. A utilidade do histograma tem a ver com a possibilidade de todos os dados estatísticos visuais, ordeiras e facilmente compreensíveis, Existem muitos tipos de histogramas, cada uma para diferentes necessidades.

Os histogramas são sempre utilizados para a ciência estatística. Sua função é graficamente exibir números, figuras e variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com