TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu tanasia

Por:   •  6/10/2015  •  Abstract  •  3.890 Palavras (16 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA - FCV[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

BRUNO REZENDE

FABIANO

MARINA ANDRADE SCHAUN

NATÁLIA NEVES

TANIA MARA DINIZ BARBOSA

A EUTANÁSIA E O ENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO

SETE LAGOAS

2014

BRUNO REZENDE[pic 2]

FABIANO

MARINA ANDRADE SCHAUN

NATÁLIA NEVES

TANIA MARA DINIZ BARBOSA

A EUTANÁSIA E O ENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO

Pré-projeto de pesquisa apresentado como exigência parcial para obtenção de créditos nas disciplinas do 5º período do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ciências da Vida, sob orientação da Professora Adriana Sales.

SETE LAGOAS

2014[pic 3]

SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Objetivo Geral        5

1.1.1 Objetivos Específicos         5

1.2 Justificativa        6

2 REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1 Idoso e o Envelhecimento.................................................................................7

2.2 Declínio Funcional......................................................................................................9

2.3 Quedas na Terceira Idade..........................................................................................11

2.4 Equipe Interdisciplinar..............................................................................................15

2.5 Atividade Física para o Idoso....................................................................................16

2.6 Envelhecimento e a Atividade Física........................................................................18

2.7 Qualidade de Vida....................................................................................................19

2.8 Benefícios da Atividade Física..................................................................................20

2.9 Aumento da Taxa de Sobrevivência com a Atividade Física....................................22

3 METODOLOGIA DA PESQUISA...........................................................................25

4 CONCLUSÃO.......................        26

BIBLIOGRAFIA...........................................................................................................27        


1 INTRODUÇÃO

“Eutanásia constitui um preceito que busca dar morte com ausência do sofrimento a um paciente crônico”. Este assunto é debatido há muitos séculos, e, apesar disso persiste sendo bastante controverso e chocante, já que vai de encontro a determinados princípios como: ética, moral, religiosidade, jurídicos, etc. A percepção empregada ao redor do apego à vida e da dignidade humana institui um obstáculo a este fato. A eutanásia sempre foi avaliada como um assunto polêmico e doloroso para os envolvidos, tanto para o doente, quanto para seus familiares, para a sociedade, e também para os profissionais da área de saúde.

A eutanásia, ao longo dos anos, do entendimento clássico tem como conceito a ação de tirar a vida do ser humano, todavia depois de debatido e repensado, eutanásia constitui-se na morte com ausência da dor, sem sofrimento inútil, sendo que, hoje em dia, é vista como uma técnica para acelerar a vida com o propósito de abrandar ou impedir sofrimento aos doentes.

Ao discorrer a respeito de eutanásia, outro assunto que desperta amplo interesse e que tem grande importância e repercussão é a ética, notando que a ética pode ser analisada sob diversas óticas. Atualmente, considerando um conceito mais utilizado, ética vem do grego ethos, que significa costumes ou maneiras de comportamento, os quais fazem referência aos princípios morais ou filosóficos que determinam os atos como certas ou erradas.

Percebe-se que na discussão desse assunto e, abrangendo os profissionais de saúde, que precisa se encontrar um alento, e que talvez este alento seja o cuidado paliativo. No dia a dia ao lado do paciente terminal, quase continuamente os profissionais da saúde e os funcionários hospitalares não se encontram devidamente preparados e/ou habilitados para uma abordagem adequada e humana tanto para com os pacientes em etapa terminal, como igualmente para a sua família.

A partir desse ponto de vista, auxilia refletir sobre o compromisso que os profissionais da saúde possuem para com a profissão dentro dos princípios ético-legais, aos quais ressalta o artº1 do Código de Ética de Enfermagem, o qual profere: 

a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais. que envolvem desde os deveres e proibições.

Necessita ser avisado, além disso, que em meio a esses impedimentos sobressai-se o artigo 46: promover a eutanásia ou cooperar, em prática destinada a antecipar a morte do cliente, e, a partir daí, precisa se pensar em dar prioridade à promoção e prevenção da qualidade de vida até a morte do indivíduo.

Diante do exposto, este trabalho objetiva abranger a dinâmica e a relação entre a enfermagem, eutanásia e os cuidados paliativos, levando em consideração aspectos morais e legislativos, sobressaltando o comportamento dos profissionais da saúde frente o código de ética de enfermagem frente ao paciente terminal.

1.1 Justificativa

Em toda a história da humanidade, a morte sempre foi agente causador de tristeza, angústia e medo, e, tudo que remete à dor ocasiona desespero interior, mais especificamente quando não se pode vencê-la ou curá-la. Dessa maneira a Eutanásia é uma técnica controvérsia, capaz de dividir opiniões, acumulando vários prós e contras. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com