TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hiperdia

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

ITES

ROSANGELA NICOLETI  DOS SANTOS

HIPERDIA

TAUBATE 2015

ITES

ROSANGELA NICOLETI DOS SANTOS

HIPERDIA

ENFERMAGEM 4/SEMESTRE

RA 58010001360

PROF.ª ROSANA VADOR

TAUBATE 1015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................1

O QUE É O PROGRAMA DE HIPERDIA ....................................................1

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ......................................................................1

COMO É FEITO O CADASTRAMENTO .....................................................1

QUAIS OS MEDICAMENTOS MAIS UTILIZADOS ...................................2

QUAL O PAPEL DE CADA MEMBRO DA EQUIPE ..................................2

CONCLUSÃO .............................................................................................2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ...........................................................3

1 RESUMO:

 O objetivo desse programa é através de estudo clinico analisar a necessidade e a importância desse programa criado e desenvolvido, implantado na unidade de Saúde da família, com o intuito de  minimizar danos adventos da doença adquirida ao longo do tempo causada por estresse, herança familiar ,hábitos alimentares e outros. Visto que a maior incidência é dada em pessoas mais velhas, e ao longo desse programa realisados nos bairros conseguiu de forma qualitativa diminuir  os danos causados pela doença contribuindo pela qualidade de vida dessa população.

1-2 O que é Programa de Hiperdia? 

É feito um cadastramento de pessoas portadores de Hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos pelas unidade de saúde  do SUS

O que gera custos com medicações distribuídos e dispensados a população em unidade de saúde,de forma regular e sistemática.

1-3 Quais são os critérios?

Permite  avaliar o monitoramento dos pacientes captados no programa e gerar informação para o cadastramento para distribuição e dispensação de medicamentos.

1-4 Como é feito o cadastramento?

É feito através do cartão Nacional de Saúde, que transfere e recebe dados do Sistema Cad SUS garantindo a identificação única do usuário do sistema através de um numero através do Cartão Nacional de Saúde os mais utilizados

1-5 Quais os medicamentos mais utilizados?

 Geralmente os mais utilizados são captopril e glimepirida.

1-6 Qual o papel de cada membro da equipe?

Os enfermeiros 

Afirmam que desempenham atividades tais como: ações educativas e orientações individuais, verificação do comparecimento do usuário na UBS, solicitação de exames e encaminhamento ao médico e aos serviços de referência, consultas de enfermagem e verificações de valores de PA, glicemia e medidas antropométricas. Entretanto, não mencionaram sobre o registro em fichas e prontuários, o rastreamento de HAS e DM, orientações sobre alimentação adequada e atividades físicas, observação de sequelas e complicações, organização da atenção em equipe, avaliação da qualidade do cuidado e planejamento das ações, capacitação de auxiliares/técnicos de enfermagem e ACS, transcrição medicamentosa e ensino do autocuidado. Assim, quanto ao desenvolvimento de estratégias para melhorar a adesão de usuários ao tratamento anti-hipertensivo e/ou anti-diabético, na APS, é fundamental o envolvimento de todos os profissionais, em equipe ou individualmente.

Auxiliares/técnicos de enfermagem

Foram citadas: realização de atividades de educação em saúde, individuais e em grupo, registros em cartões de aprazamento e em prontuários e fichas, verificação de PA, glicemia e de dados antropométricos, orientação sobre automonitoramento e o fornecimento de medicamentos. No entanto, não referiram sobre o rastreamento da HAS e do DM, a observação do comparecimento dos usuários na UBS, estabelecimento de estratégias que favoreçam a adesão do usuário ao tratamento, encaminhamento às consultas de enfermagem, cuidar de aparelhos e instrumentais, orientações sobre a importância dos exames solicitados e controle de estoque de medicamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com