TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Absenteísmo

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

O absenteísmo é o ato se afastar e ausentar, pode ser causado por vários motivos presentes no cotidiano. Como doenças, acidentes de trabalho, direitos legais (doação de sangue, participação em juris, eleições, licença maternidade, entre outras).

Para empresa o absenteísmo trás muitos problemas, aumentando os custos e dificultando o alcance de objetivos, afetando a eficiência e eficácia da empresa. Um exemplo é quando falta um profissional na equipe de enfermagem, sobrecarregando assim o trabalho dos demais, exigindo um ritmo mais acelerado, responsabilizando outros por um volume maior de trabalho, prejudicando a empresa e aos colegas.

A maior causa de absenteísmo nas empresas são doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, onde a sobre carga de trabalho causa o afastamento do trabalhador de seu serviço e seu acompanhamento é realizado com base nos atestados médicos.

O enfermeiro do trabalho tem a função de elaborar, avaliar a assistência de enfermagem, executar planos e programas de promoção e proteção a saúde dos trabalhadores, reunindo-se com grupos multiprofissionais que realizam estudos sobre as causas de absenteísmo, fazendo assim levantamentos coletando dados, investigando possíveis relações com as atividades, traçando metas e indicadores para cada programa a ser empregado, podendo assim obter uma melhor formar de se trabalhar resultando no aumento da produtividade.

O gerenciamento do enfermeiro nas instituições tem a preocupação das muitas possibilidades de intervenções e mudanças para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores e pacientes. A supervisão de enfermagem deve ser trabalhada de forma coletiva para se ter um desenvolvimento em equipe com respeito e eficácia, obtendo compromisso e aperfeiçoamento dos conhecimentos e um gerenciamento de forma efetiva, tendo como resultado a redução de adoecimento e acidentes com a implantação dessas politicas preventivas.

Com a tecnologia e inovação em saúde, a enfermagem tem mais uma ferramenta que ajuda na redução do absenteísmo, pois tem orientações que podem ser usadas para pesquisas obtendo um melhor diagnostico e planejamentos com novas condutas que podem ser tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com