TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Por:   •  21/11/2017  •  Seminário  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 15

FIGURAS

Figura 1 - Aparelho reprodutor feminino – ovário 7

Figura 2 – Aparelho reprodutor Feminino – Folículos de Graaf 8

Figura 3 - Aparelho reprodutor feminino - Útero 13

Figura 4 - Órgãos Genitais Externo 16

Figura 5- Mamas 18

SUMARIO

INTRODUÇÃO 5

2. O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO 6

2.1 Ovários 6

2.2 Hormônios 10

2.3 Tubas uterinas 12

2.4 Útero 13

2.5 Vagina 14

2.5.1 Anatomia dos Órgãos Genitais Internos 14

2.5.2 Anatomia dos Órgãos Genitais Externo 15

2.6 Mamas e glândulas mamárias 16

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 20

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar estudo do Sistema Reprodutor Feminino. Abordando como o sistema está estruturado apresentando os seus principais órgãos e suas funções sendo os órgãos genitais externos (vulva, vagina) e internos (ovários, útero e tubas uterinas), os hormônios e as mamas e todas as mudanças que ocorrem em cada um deles no organismo da mulher.

2. O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

O sistema reprodutor feminino é formado pelas gônadas (ovários) que produzem os óvulos, as tubas uterinas, que transportam os óvulos do ovário até o útero e os protege, o útero, onde o embrião irá se desenvolver caso haja fecundação, a vagina e a vulva.

2.1 Ovários

WIDMAIER, (2006) A principal função do sistema reprodutor feminino consiste em produzir óvulos para a fertilização pelos espermatozoides e propiciar as condições apropriadas para a implantação do embrião, o crescimento e desenvolvimento e o nascimento do feto.

SHOLL-FRANCO, et al. (2010) é um sistema integrado por um complexo sistema hormonais e nervosos, que tem como função:

a) a produção dos gametas femininos, os ovócitos, pelo processo da ovogênese;

b) a recepção dos gametas masculinos, os espermatozóides;

o fornecimento de um local adequado à fertilização dos ovócitos pelos espermatozóides;

c) o fornecimento de um ambiente para o desenvolvimento do feto;

d) um meio para a expulsão do feto desenvolvido para o ambiente externo;

a nutrição do recém-nascido.

BARBOZA (2010), no aparelho reprodutor feminino a primeira estrutura a ser destacadas é os ovários, que estão localizados na cavidade abdominal, os ovários não apresentam ligação direta com as demais estruturas do aparelho reprodutor.

Figura 1 - Aparelho reprodutor feminino – ovário

Os ovários são os órgãos gametógenos do sistema reprodutor feminino, ou seja, são as gônadas femininas, produtoras dos gametas femininos, os óvulos, ao final da puberdade.

Além de produzir os óvulos, os ovários também são responsáveis por secretar alguns dos hormônios femininos, os estrogênio e progesterona, os quais controlam o desenvolvimento das características físicas e sexuais das mulheres, atuam sobre a funcionalidade uterina nos mecanismos de implantação do óvulo fertilizado e início do desenvolvimento embrionário fetal. Em número de dois, assemelham-se a amêndoas sem casca, geralmente possuem cor perolada. Cada ovário pesa de 2 a 5 g, e possui cerca de 4 cm de comprimento, com 2 cm de largura. São mantidos na posição por ligamentos ovarianos fixados ao útero e estão suspensos muito próximos das tubas uterinas (DANGELO e FATINI, 2007; RICCI, 2008).

BARBOZA (2010) O tecido que forma o ovário é dividido em córtex (camada externa), medula (porção interna) e o hilo. No córtex, temos o estroma, onde podemos encontrar os folículos ovarianos, que contêm os oócitos. Os folicitos iniciam seu desenvolvimento a cada 28 dias em média, caracterizando o ciclo ovariano.

A Ovogênese

BARBOZA (2010) A ovogênese é o processo que se inicia antes do nascimento através do qual as ovogônias, células germinativas primitivas, originam ovócitos maduros após a puberdade.

Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das células germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual, período compreendido entre duas menstruações consecutivas e que dura, em média, 28 dias. Isso significa que, a cada ciclo, apenas um gameta torna-se maduro e é liberado no sistema reprodutor da mulher.

O ciclo ovariano compreende diversas manifestações que estão associadas a um oócito em fase de transformação e desenvolvimento na célula germinativa feminina, o óvulo, que acontece no interior das gônadas (ovários). O ciclo ovariano inicia-se quando as células foliculares (óvulo e células circunvizinhas) incham, e a série de maduração começa. O folículo que amadurece nessa etapa denomina-se folículo de Graaf (RICCI, 2008). O ciclo ovariano é mediado pela ação dos hormônios gonadotróficos (LH e FSH) e divide-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com