TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLASTILAB

Por:   •  6/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

COLÉGIO BEZERRA DE ARAÚJO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

EMPRESA: PLASTILAB

ALUNA: EUNICE FRANCISCO PONTE

TURMA: TST 3112

Visita realizada com Liliane do RH

RIO DE JANEIRO, MAIO/ 2014.

Plastlab Indústria e Comércio de Artefatos Plásticos Ltda.

Plastlab

Rua Olivia Maia nº 202 – Madureira -Rio de Janeiro

Guia e Palestrante

Liliane do RH

Principal Atividade da Empresa

Fabricação de produtos plásticos

INTRODUÇÃO

O empresário carioca Marcelo Oazen é um otimista por excelência. Dono da Plastblab, indústria que completa duas décadas este ano, Oazen tem participado de feiras de negócios em todo o país, fechando novos contratos e pontificando sobre as vantagens do plástico. Uma de suas bandeiras trata dos benefícios das sacolas plásticas de supermercado, usadas como combustível em usinas verdes no Japão e nos EUA (leia entrevista abaixo).

Atuando em quatro linhas – hospitalar, industrial, embalagens para confeitaria e expositores –, a produção da Plastlab evoluiu, em média, 18% nos últimos cinco anos. “Acredito que com os novos produtos lançados chegaremos a 25% de crescimento”.

Uma das grandes novidades da linha de produção da empresa é o talher inquebrável, uma reivindicação de clientes durante as feiras hospitalares que Oazen têm participado. “Inúmeras vezes nutricionistas relataram problemas com pacientes que engoliam pedaços do garfo ou da colher de plástico nos hospitais. Daí a ideia de lançar esse novo produto no mercado”, afirma.

Oazen não tem dúvida de que a cadeia produtiva em torno do petróleo e de seus derivados, entre eles o plástico, está consolidada no território fluminense. O empresário lembra que a indústria de plástico começou no Rio de Janeiro e que é no estado que estão muitos donos de indústrias do setor que aprenderam com pais e avós ou promoveram a transferência tecnológica dentro da própria empresa.

Para Oazen, hoje há um mercado no Rio de pequenas empresas, chamadas por ele de “formigas industriais”, que só esperam uma oportunidade para desabrochar com novos produtos. “Essas verdadeiras formigas transformam as resinas, fabricam suas próprias ferramentas, fazem cursos de capacitação e se desenvolvem pensando no futuro”.

Com a empresa registrando índices positivos de produtividade, ano a ano, Oazen acredita que o Rio segue o mesmo caminho. “Já perdemos muitas empresas para os paulistas, mas agora nosso momento é melhor”.

Objetivo da Visita

O objetivo desta visita técnica é detectar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos ou de acidentes em todo processo de industrialização, ou seja, do recebimento da matéria prima, seleção de material, passando por toda linha de produção.

SESMT

A Plastlab não possui técnico segurança do trabalho nem profissionais de saúde dentro da empresa , quando necessário o serviços de TST porem é , terceirizado e quanto ao serviço de saúde -Em conformidade a NR 4 o mesmo tem parceria com o SESI para atender as necessidades dos trabalhadores. Com atendimento para procedimentos de primeiros socorros , para casos de maior complexidade é feito o transporte do colaborador para hospital local que fica mas próximo

Em conformidade com a NR-7 PCMSO - Anualmente a empresa realiza exames periódicos de todos os trabalhadores. A empresa plastlab tem parceria com o SESI para estar realizando todos os procedimentos de admissão e demissão .Porem a empresa junto com o SESI oferece aos colaboradores atendimentos com médicos especializados em gineco , oftalmo , dermato , e exames laboratórios e imagem.

. CIPA

Segundo informações a CIPA é formada por sete membros e não foi informada a função dos participantes

Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

EPI

A empresa fornece gratuitamente todos os EPI necessários e exige obrigatoriedade do uso e a conservação dos mesmos. Mas observei que alguns colaboradores não atenta para isto , pois visualizei funcionário de serviços gerais (limpeza), não fazendo uso de luva de borracha. Em outro setor funcionário sem luvas, manuseando peças perigosas , correndo risco de se cortar .Como também visualizei outros funcionários fazendo uso correto dos EPI.

EPC

Na empresa plastlab visualizei uma grande quantidade de escada, até porque são 3 andares , sendo que elas são de ferro e com corrimão que é apoio de segurança conforme a norma regulamentadora, porém elas são muito inclinadas e com degraus muito estreito que tornam –se cansativo para os colaboradores.

Estrutura física da empresa

A estrutura física da fabrica é bem pequena, a área administrativa é organizada e dividida em setores bem identificados com os padrões estabelecidos pelas normas reguladoras, sistema de iluminação e ventilação eficiente tanto a natural como a artificial proporcionando uma atividade laboral que minimiza o risco de acidentes e doenças ocupacionais. A empresa de aparência clara, límpida e uma higiene de se elogiar, pois as divisórias limpas e paredes claras e com piso todo com antiderrapante conforme norma regulamentadora.

Programa de Controle de Riscos Ambientais – PPRA

É uma empresa sem resíduos poluentes. Todo material reciclável reutilizando toda a matéria prima , não havendo descarte de lixo no meio ambiente , somente o lixo normal que é recolhido pela empresa local .

Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com