TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pitiriase

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

PITIRÍASE

Basicamente é uma enfermidade cutânea caracterizada pela produção de células epiteliais que se esfarelam, ou seja, aparecimento de manchas. Essas manchas podem ser brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas.

A pitiríase pode se dividir em três tipos dependendo da causa, do aspecto das manchas e da sua localização.

A primeira pitiríase é a Rósea, caracterizada por uma erupção aguda e de causa desconhecida acometendo mais constantemente adolescente e mulheres. A doença tem cura espontânea após 2 a 4 semanas.

 Manifestações Clínicas: De início decorre de uma lesão primária, aparecendo uma placa rósea que procede de algumas erupções cutâneas. Ela é formada por manchas ovaladas, de descamação nas bordas das manchas e de erupções como já dito. Se distribui por troncos, braços e coxas podendo ocorrer um leve prurido nas regiões afetadas.

 Tratamento: Esse tipo de pitiríase cura-se espontaneamente. O dermatologista pode indicar o uso de hidratantes ou alguns cremes devido a coceira.

A segunda pitiríase é a Versicolor, mais conhecida como “micose de praia” ou “pano branco” é a mais comum das pitiríases, porém não é contraída na praia ou em piscina. Como característica possui manchas amarelas e acastanhadas que parecem brancas por causa do contraste que estabelecem com a pele da face, tronco, pescoço e braços escurecidos pelo sol. É uma doença fúngica, não contagiosa causada pelo Malassezia furfur que habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver provocando as manchas.

 Manifestações Clínicas: As áreas mais oleosas do corpo são as mais atingidas. Geralmente esta pitiríase é assintomática, mas em alguns pacientes podem apresentar coceira e se esticarem a pele poderão perceber uma fina descamação nas manchas.

 Tratamento: Pode ser feito por medicamentos de uso oral ou local dependendo assim do comprometimento da pele. Em algumas pessoas ela pode ser reincidente, voltando a aparecer logo após o termino do tratamento.

A terceira pitiríase é a Alba, que são manchas basicamente brancas e ásperas, muito freqüente em pessoas com histórico pessoal ou familiar de atopia. Essa doença está totalmente ligada com o ressecamento da pele.

 Manifestações Clínicas: Aparece na pele após a exposição intensa da pele ao sol, caracterizada por manchas brancas e arredondadas. As localizações mais frequentes são a face, tronco e membros superiores.

 Tratamento: A proteção ao sol é o primeiro fator a ser cuidada, uma alimentação rica em legumes, verduras e a ingestão de líquido.

REFERÊNCIAS

Pitiríase clinica geral [http://drauziovarella.com.br/letras/p/ptiriase/] Acessado em 02 de novembro de 2014.

Pitiríase [http://www.infoescola.com/doencas/pitiriase/] Acessado em 02 de novembro de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com