TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sondanasogastrica

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Esse relatório pretende falar sobre o enfrentamento do enfermeiro diante do processo morte e morrer dos pacientes terminais e também relatar o que algumas religiões explicam e passa tal processo para seus fieis. Sabemos que a morte é algo que faz parte do ciclo natural de vida e que um dia todos  iremos  passar por esse momento, sem saber o dia e a hora tendo apenas a certeza dessa triste realidade. Os profissionais de saúde sentem-se responsáveis pela manutenção da vida de seu pacientes, e as vezes encaram a morte como um resultado acidental  diante do objetivo da profissão, sendo esta considerada como insucesso de tratamento, fracasso da equipe, causando angustia  a àqueles  a presenciam. Morte é um tema contraverso que suscita nos enfermeiros sentimento e atitudes diversas embora faça parte do ciclo  natural da vida, a morte ainda nos dias de hoje em assunto polêmico por vezes evitado e por muitos não compreendido  gerando medo e ansiedade. Uma vez que a enfermagem tem nos seus ideais o compromisso com a vida, lidar com a morte pode tornar-se um acontecimento difícil e penoso gerando uma multiplicação de atitudes por parte dos profissionais de enfermagem. O objetivo dessa palestra é passar para a equipe de enfermagem o processo morte e morrer do paciente e como algumas religiões lhe dar com esse processo, e como elas passam aos seus seguidores o entendimento adquirido e como se expressam diante dessa fatalidade.

Algumas informações foram apresentadas pelos palestrantes,  no começo da palestra a professora w psicóloga ressaltou  significado de tanatologia e todo seu processo, que significa a definição de morte e suas consequências. Foi também relatado a definição de morte (cessação  definitiva de todos os fenômenos  vitais), processo progressivo e não instantâneos  na tanatologia a morte é dividida em morte aparente (pode durar horas sendo possível a sua recuperação ), morte relativa ( pode acontecer  reanimação com manobras terapêuticas ), e morte absoluta (consumada sem possibilidade de reanimação ).

A tanatologia também estuda as reações psíquicas relacionadas ao fator morte e tem como objetivo de estudo a família, médicos, e pacientes em fase terminal. Contudo aprendemos que não devemos impedir uma pessoas de expor seus sentimentos diante de uma fatalidade que é a morte. É importante deixar a pessoa desabafar colocar pra fora suas tristezas, chorar , é colocar pra fora o que tanto machuca por dentro.

Foi também ressaltado na palestra como algumas religiões entendem o processo morte. Nesse caso houve a manifestação de um representante de algumas denominação, começando assim o depoimento de um representante da religião espírita ,professor Arnaldo de Carvalho  passou para seus ouvintes de uma forma clara que o processo morte significa para eles não o fim mas sim uma passagem para o verdadeiro mundo, o mundo espiritual,  significa também o recomeço de uma nova etapa , e que os entes queridos continuam existindo e ligados aos que ficam pelos laços da afetividade .

Também apresentou-se um representante das igrejas evangélicas conhecido como Pr. Maxuel , que ao decorrer de sua apresentação passou para todos com clareza e também citações bíblicas que revela o que Cristo expressa a respeito da morte, em suas citações relatou a importância desse processo e a reconciliação com Deus diante disso, também destacou a importância da salvação do espírito para Cristo, mostrando assim seu real maor para com a humanidade e preocupação pós-morte.

Conclusão, levando-se em conta do que foi esclarecido sobre a temática morte, concluímos que é um tema apesar de ser bastante polêmico   é de extrema importância para todos, até mesmo por se tratr de uma grnade realidade  e certeza humana, vale ressaltar também que esse processo mexe com toda a equipe de saúde por ser a mais presente diante desse processo. Assim     com essa palestra pude aprender a lhe dar com tal situação de uma maneira geral ,  em principal psicologicamente e religiosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com