TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VENTILAÇAO

Por:   •  27/5/2015  •  Artigo  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 Introdução        

2 Objetivo        

3 Metodologia        

3.1 Tipo de estudo        

3.2 Local da pesquisa        

3.3 Procedimentos para coleta        

3.3.1 Critérios de inclusão:        

3.3.2 Critérios de exclusão:        

3.4 Aspectos éticos:        

3.5. Coleta de dados:        

3.6 Apresentação e analise dos dados        

4 Revisão da literatura        

5 .Cronograma        

6. Orçamento*        

7 ANEXO I:  Instrumento de coleta de dados        

8 Referências        

l


1 Introdução

No ambiente da terapia intensiva, a intubação endotraqueal é um recurso de grande valia, e que salva muitas vidas, contudo, como qualquer outro procedimento invasivo, pode gerar efeitos adversos, como lesões físicas nas vias aéreas e maior freqüência de infecções respiratórias, entre essas infecções, está a pneumonia associada à ventilação mecânica.(1)

A Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM), é um infecção pulmonar que acomete pacientes de UTI submetidos à  intubação endotraqueal e que gera danos graves na saúde desses pacientes(1). Esse tipo de pneumonia aparece até 48 horas após a intubação endotraqueal e/ou 48 horas após a extubação, e é um dos efeitos adversos mais temidos nas unidades de terapia intensiva.

Apesar da falta de estudos brasileiros sobre a PAVM, sabe-se que se trata da segunda infecção mais freqüente nos Estados Unidos, e a primeira na Europa (2), e sua letalidade varia entre 33% e 71% (3). Estudos brasileiros indicam a PAVM como um fator que eleva os índices de internações prolongadas e piora do quadro clínico geral do paciente. A incidência de PAVM varia de 10% a 65%, com mortalidade atribuída entre 25% a 50% (4).

Diante desses dados, verifica-se a necessidade de aprofundar os conhecimentos nos fatores de prevenção e cuidados de enfermagem em pacientes diagnosticados com PAV, a fim de melhorar a qualidade da assistência prestada a este tipo de paciente.

2 Objetivo

Investigar artigos e periódicos nacionais que descrevem à higiene oral como medida de prevenção para a PAVM. 

3 Metodologia

3.1 Tipo de estudo

Esse é um estudo descritivo exploratório, que consiste na leitura científica para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto realizando pesquisas bibliográficas, realizando pesquisa nas bases eletrônicas.

3.2 Local da pesquisa

        A pesquisa será realizada na base de dados Scielo, utilizando as palavras-chave “pneumonia” e “ventilação mecânica”, de forma descritiva.

3.3 Procedimentos para coleta

3.3.1 Critérios de inclusão:

Serão incluídos artigos publicados no período de 30 de junho de 2004 à 30 junho de 2015, que estejam na íntegra e disponíveis on line.

3.3.2 Critérios de exclusão:

Serão excluídos estudos de revisão bibliográfica e aqueles cuja população estudada é pediátrica.

3.4 Aspectos éticos:

 A coleta de dados será iniciada após aprovação da Comissão Científica de Enfermagem da FCMSCSP - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

3.5. Coleta de dados:

Para a coleta será utilizado um instrumento contendo técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática.

3.6 Apresentação e analise dos dados

        Os dados serão apresentados em forma de figuras e tabelas, descritos com números absolutos e percentuais simples.

4 Revisão da literatura

Na unidade de terapia intensiva (UTI) a assistência de enfermagem é desafiada constantemente por infecções potencialmente relacionadas a procedimentos invasivos, o que resulta no aumento do tempo de internação, nos custos e na morbimortalidade. No ambiente hospitalar o paciente está mais exposto ao risco de infecção, em parte relacionada à sua condição clínica, com risco diretamente proporcional à gravidade do quadro clínico, variedade de procedimentos invasivos realizados e tempo de internação.

        

  • Decúbito elevado

Manter pacientes em posição de elevação da cabeceira em 30 a 45°, caso não haja alguma contraindicação, a fim de diminuir o risco de aspiração pulmonar principalmente em pacientes com nutrição enteral.(5)

  • Interrupção diária da sedação

Essa é uma prática que gera controvérsias, pois apesar de trazer benefícios ao paciente, por outro lado, representa riscos, como aumento do nível de dor e ansiedade do paciente, extubação acidental e possibilidade de assincronia com a ventilação, que pode ocasionar dessaturação (5). Deve-se implantar uma avaliação multidisciplinar diária da sedação, incluindo precauções para evitar a extubação acidental.

  • Educação continuada

  1. Manter a equipe de enfermagem informada e atualizada é requisito em qualquer situação. No caso da PAV, deve-se estar atento à questão de controle de infecções, principalmente à higienização e lavagem das mãos, antes e após o contato com o paciente e qualquer dispositivo respiratório. (6)
  1. Uso de luvas, batas e máscaras: na manipulação de secreções respiratórias, objetos contaminados, sempre que o paciente estiver em isolamento.(6)
  • Aspiração de secreção subglótica contínua

A utilização de tubo endotraqueal em pacientes em ventilação mecânica contribui para o desenvolvimento de pneumonia, pois ele facilita a colonização bacteriana causa uma predispisição aspiração da secreção contaminada pela diminuição do reflexo de tosse, acumulo de secreção acima do balonete e a própria contaminação do tubo. A utilização da cânula orotraqueal com um sistema de aspiração de secreção subglótica contínua ou intermitente é recomendada para pacientes que irão permanecer sob ventilação mecânica acima de 48hs (5).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (758.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com