TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTOMEDICAÇÃO COLATINA

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

NICOLY PEREIRA RUFINO

A AUTOMEDICAÇÃO

COLATINA

2020

NICOLY PEREIRA RUFINO

A AUTOMEDICAÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia científica, sob orientação da Professora Jamile Bravin Frechiani, como requisito de aprovação na referida disciplina.

COLATINA

2020

INTRODUÇÂO

Os medicamentos surgiram na nossa sociedade há muitos anos com a finalidade ajudar a população com algumas das enfermidades existentes. A automedicação é uma pratica que quando realizada sem os conhecimentos necessários pode trazer grandes riscos a saúde, porém, grande parte da população não possui informação para ter o conhecimento que muitas vezes um medicamentos considerado simples, pode acarretar grandes problemas.

Por isso convém avaliarmos quais os principais riscos o habito de se automedicar pode nos trazer, e os principais motivos que pesquisadores indicam como geradores da automedicação.

Com isso o projeto visa atingir o objetivo de entender a automedicação e conscientizar a todos sobre seus riscos, que vão muito além dos que a maioria da população tem conhecimento.

A pesquisa é de caráter exploratório descritivo, e se baseia em artigos e livros escritos por médicos e pesquisadores da área.

A pesquisa tem grande importância para população no geral, pois contém informações necessárias e até mesmo cruciais sobre medicamentos e automedicação. Alertando a população sobre os riscos e evitando erros relacionados a falta de informação.

 

PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESES

A automedicação é uma pratica que se difundiu pelo mundo, tal fator fez com que a mesma se tornasse um grande problema de saúde pública. Por um lado a automedicação pode muitas vezes, quando executada de forma consciente, diminuir a sobrecarga do SUS (sistema único de saúde), mas por outro pode trazer sérios problemas levando em alguns casos o paciente a óbito.  

Considerando os fatores citados, fica o seguinte questionamento.  Quais os principais riscos da automedicação e o que leva as pessoas a praticá-la?

Pode- se destacar as seguintes hipóteses:

  • Dentre os principais riscos da automedicação, pode-se destacar o agravamento de doenças ou em alguns casos o retardamento de um diagnostico, a intoxicação que por vezes pode acontecer de forma grave levando o paciente a óbito e alguns casos pode-se observar o surgimento de dependência química associada a tal pratica.
  • O conhecimento popular por vezes leva as pessoas a se automedicarem ou ate mesmo fazer indicações de medicamentos a terceiros.
  • O retorno de algum mal estar já tratado antes também pode levar a automedicação, pois o paciente entende que se os sintomas são semelhantes o tratamento também será.
  • O mau funcionamento do SUS, com filas e muitas vezes falta de atendimento, leva o paciente a se automedicar por querer evitar uma ida a um especialista que termina em estresse.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E ANÁLISE DE DADOS

 O Projeto apresenta uma pesquisa com caráter exploratório descritivo que através da junção da idéia de autores e artigos escritos sobre o tema, tem como objetivo informar os principais riscos da automedicação e o que leva as pessoas a sua pratica esperando assim que se adquira um maior conhecimento sobre o tema e alertando sobre o risco de uma ação considera simples por grande parte da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com