TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacotéctinica

Por:   •  10/5/2017  •  Artigo  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

 INTRODUÇÃO

       A definição atualmente aceite para alcalóide deve-se a Pelletier que considera alcalóides as moléculas cíclicas que contêm azoto e que são verdadeiros metabolitos secundários (1982). Esta definição exclui as aminas simples e os derivados de amônia acíclicos e ainda os compostos nitro e nitrosos (uma vez que nos alcalóides o átomo de azoto tem de possuir estado de oxidação negativo). Os alcalóides formam um grupo muito vasto de metabolitos que podem ocorrer tanto em microorganismos como plantas superiores e inferiores e ainda em animais, apesar de nestes últimos ocorrerem com muito menor freqüência.

      A extração desses alcalóides que constituem um grupo heterogênos de substâncias nitrogenadas e que apresentam uma boa e acentuada ação farmacológica. Essa extração é fundamentada pela solubilidade diferencial das bases e dos seus sais. Existem dois métodos para a extração de alcalóides um deles é onde a extração é realizada por solventes orgânicos em meio alcalino e o outro onde a extração é feita em meio aquoso ácido, e é utilizado na extração da cafeína.

         A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide (substância de caráter básico derivado de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono) do grupo das xantinas (substância orgânica, azotada, existente no músculo, na urina, em vários órgãos e em algumas plantas).Os grãos de café encerram de 0,5 a 1,7 % de cafeína e apresenta um certo valor nutritivo, devido aos seus hidratos decarbono. A fórmula molecular da cafeína é C8H10O2N4. Ela é um  alcalóide encontrado em várias espécies de vegetais como o chá, cacau, café e guaraná.Ela é uma das drogas mais consumida no mundo e é encontrada em uma grande quantidade de alimentos, como chocolate, café, guaraná, cola, cacau e chá-mate, é possível encontrá-la também em alguns analgésicos e inibidores de apetite. O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante.

[pic 1]

        A cafeína, é um alcaloide que atua como estimulante e diurético no organismo, é um excitante do sistema nervoso, portanto, é desaconselhável a pessoas nervosas e excitáveis ao beber café. Devido ao estímulo do sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta.Ela é usado pelas indústrias de bebidas de refrigerante e farmacêutica.                   A extração fundamenta-se no fato de que as substâncias orgânicas são, em geral, solúvei em solventes orgânicos e muito pouco solúveis na água, esse composto pode ser extraódo pela adição de  solvente orgânico como o cloroformio ou por adição de ácido, formando sal orgânico, podendo ser isolado e regenerado por adição de base .

REFERENCIAS

  1. Marleny D. A. SALDAÑA2, Paulo MAZZAFERA3, Rahoma S. MOHAMED2. EXTRAÇÃO DOS ALCALÓIDES: CAFEÍNA E TRIGONELINA DOS GRÃOS DE CAFÉ COM C SUPERCRÍTICO.
  2. SALDAÑA, M. D. A. Extração de Cafeína, Trigonelina e Ácido Clorogênico dos Grãos de Café com CO2 Supercrítico. Campinas, 1997. 185p. Tese de Mestrado, Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com