TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recristalização

Por:   •  24/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

CURSO: FARMÁCIA

MINISTRANTE: PROFA. DRª NILZA CAMPOS DE ANDRADE

Recristalização

                   

LUCAS LUAN LIMA LEITE – 20179133053

LUIZ FERNANDO CASTRO SILVA – 201791366876

PAULO SOUSA LIMA JUNIOR – 201791322833

THIAGO DARTHANIAN VIEIRA DA SILVA – 20179136879

WELLANE MARIELLE SILVA SOUSA – 20179136402

TERESINA

2018.1

SUMÁRIO

RESUMO.............................................................................................................. 01

INTRODUÇÃO ................................................................................................... 02

PARTE EXPERIMENTAL ............................................................................... 03

RESULTADOS E DISCUSSÕES .....................................................................  05

CONCLUSÃO ..................................................................................................... 06

QUESTIONÁRIO................................................................................................ 07

REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS ................................................................ 08

1.  RESUMO

Foi constatado em laboratório a pureza das amostras ácido benzóico e enxofre por intermédio da técnica de recristalização. Tendo como observação diversos processo de solubilidade de modo simultâneo a alternância de temperatura, obtendo-se o valore final de 1, 792 g.

2. INTRODUÇÃO

A recristalização é umas das técnicas utilizadas na química para o processo de purificação dos sólidos, que irá compreender essencialmente na dissolução de um composto em conjunto com sua impureza em um solvente específicos, para que resulte no estado de precipitado do composto ou da impura para que então haja a separação. E isso é muito importante, pois, quanto substância está então isenta de outra, se torna mais fácil em ter um melhor reconhecimento dos aspectos físico – químicos do mesmo. Esse processo se fundamento em dois critérios: os distintos graus de solubilidade em um solvente único e o mesmo processo simultânea a variação da temperatura. É importante destaca que em todo o decorrer desse procedimento, não ocorrerá nenhuma reação química, o que será visualizada serão apenas operações físicas, para que se possua um sólido cristalino. O aumento demorado dos cristais, camada por camada, resulta um produto totalmente puro, assim as impurezas ficam retidas na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro (DIAS, 2014).

O primeiro sólido então escolhido para ser recristalizado foi o ácido benzoico (C7H6O2), que se apresenta como um sólido cristalino sem nenhuma pigmentação, que possui um ponto de fusão que gira em torno de 122 °C. Em segundo lugar o enxofre, que também se apresenta na forma sólida na temperatura ambiente. Lembrando que o resulta na precipitação é o decréscimo da solubilidade da substância conforme a temperatura varia.

Entende-se, portanto, que esta prática tem por objetivo purificar um composto por intermédio da técnica de recristalização e ratificar a efetividade através do alcance de seus aproveitamentos.

3. MATERIAIS E REAGENTES

  • Ácido benzóico
  • Enxofre
  • Mistura 1:1 de ácido benzóico e enxofre
  • Béquer de 250 e 100 ml
  • Funil de vidro sem haste
  • Funil de vidro com haste
  • Tela de amianto
  • Bico de Busen
  • Proveta de 100 ml
  • Papel de filtro
  • Base de ferro
  • Tripé de ferro
  • Bastão de vidro
  • Placa de Petri
  • Anel de ferro

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente foram colocados 0,5 g de ácido benzóico em um béquer de 100 ml, em seguida adicionou-se 15 ml de água fria e observou-se o que acontecia com a solução. Logo após, a solução foi levada ao fogo e novamente se observou o que ocorria com ela, a seguir os mesmos procedimentos foram usados com o enxofre.

Para a mistura de ácido benzóico e enxofre foram pesados 2 g em um papel manteiga, que foram despejados em um béquer de 250 ml junto á 100 ml de água fria. Após isso, a solução foi aquecida com o bico de busen, sendo agitada com o bastãp de vidro. Quando a solução entrou em ebulição, um funil dem haste foi aquecido acima do béquer com a solução. Logo após, um papel de filtro pregueado foi inserido no funil sem haste e deu-se início a filtragem da mistura de ácido benzóico e enxofre em um béquer de 250 ml, onde posteriormente esse filtrado foi resfriado.

Logo após uma nova filtração foi preparada, dessa vez um papel de filtro sem ser pregueado foi pesado e inserido em um funil com haste, onde a mistura resfriada foi novamente filtrada. O papel de filtro com filtrado foi então aberto em uma placa de petri para ser seco em uma estufa á 100 °C. Por fim os cristais formados foram pesados, para assim poder calcular a % de ácido benzóico recuperado.

5. Resultados e Discussões

Por meio da prática realizada conseguimos demonstrar como o processo de recristalização ocorre. Foram realizadas várias etapas até a formação do filtrado, na primeira usamos uma mistura de ácido benzóico e água, observou-se que o ácido benzóico não é solúvel em água fria, porém, o mesmo é solúvel em água quente. Depois realizamos o mesmo procedimento, só que dessa vez usamos o enxofre e observamos que este não é solúvel em água fria e permaneceu igual depois que aquecemos a mistura. Quando usamos a mistura dos dois compostos vimos que teve o mesmo comportamento tanto em água fria quanto em água quente, não dissolveu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com