TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Soroterapia

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

    1. Soroterapia

       Soroterapia é um tratamento de uma doença por meio de soro, ou seja, de anticorpos já preparados.O soroterapia tem afinalidade de combater uma doença específica (no caso de moléstias infecciosas),ou um agente tóxico específico (venenos ou toxinas). Segundo ROSA:

  • As terapias medicamentosas fazem parte do dia a dia da enfermagem. Administrá-las com segurança e responsabilidade é um preceito ético, e certamente o procedimento mais complexo. Exige conhecimento e observação, além da técnica apurada.

  • A administração do medicamento, além da prescrição médica e/ou farmacêutica, exige que o profissional tenha conhecimento absoluto do tratamento e da abordagem terapêutica escolhida, bem como as circunstâncias de saúde do paciente. A avaliação correta da via de administração, visando ampliar a ação medicamentosa e reduzir eventuais efeitos colaterais; a observação do estado geral do paciente, com o olhar crítico que indicará alguma reação adversa, ou mesmo a correta evolução do tratamento; o conhecimento para o preparo da medicação como a diluição, a apresentação e armazenamento, validade, características físico-químicas, a colocação de equipo ou outro dispositivo geral ou específico para o processo são algumas das habilidades do profissional. Nesse contexto, o profissional da equipe enfermagem assume uma grande responsabilidade ao medicar o cliente. Deverá, antes disso, aplicar as cinco certezas da administração medicamentosa, compreender os efeitos do fármaco no corpo humano (previamente discutido com o enfermeiro responsável), identificar corretamente a via de aplicação (usual ou prescrita quando isso for facultativo), reconhecer os fatores de risco para avaliá-los antes de qualquer procedimento, e informar imediatamente o enfermeiro responsável em caso de alguma alteração para que novas diretivas sejam adotadas.

2. Administração da Soroterapia

A Soroterapia é considerada como uma Aplicação de Medicamento Endovenosa diluída em uma solução (soro fisiológico, solução glicosada, água destilada, entre outros diluentes). É aplicada por meio de equipo no acesso endovenoso por período e em concentração controlada conforme a prescrição médica. São ainda chamados de Soroterapia os soros preparados através da inoculação de venenos e agentes tóxicos em animais para o tratamento de picadas de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e outras espécies. Algumas vacinas podem também ser consideradas como tratamentos Soroterápicos, tendo em vista que sua cultura acontece em organismos que produzem soro.

Os procedimentos administrados pela Equipe Enfermagem vão desde a preparação da medicação até o acompanhamento da aplicação do medicamento, sempre seguindo a prescrição e a orientação da equipe médica responsável.

A principal vantagem da Soroterapia é que ela mantém a concentração do medicamento aplicado dentro da zona terapêutica ideal (zona de concentração ótima entre a zona tóxica e a zona não efetiva). A manutenção dessa concentração, para medicações muito agressivas, é preponderante para a minimização de efeitos adversos, para a maximização dos resultados terapêuticos, e principalmente para a manutenção do bem estar do paciente, proporcionando a qualificação de sua recuperação ou a manutenção de sua qualidade geral de saúde.

Para que serve o Soro fisiológico. O soro fisiológico, também conhecido por cloreto de sódio a 0,9%, é uma solução salina esterilizada utilizada para fazer perfusões na veia em casos de diminuição de líquidos ou sal no organismo, limpeza dos olhos, do nariz, queimaduras e feridas ou para fazer nebulizações.

Os principais são três:

Ringer lactato, solução fisiológica a 0,9% de sódio e o soro glicosado a 5%.O ringer lactato é usado na reidratação com a reposição de sódio, potássio, cloreto e cálcio e no tratamento de acidoses, principalmente as metabólicas.A solução fisiológica possui a principal função de reposição, diluição de alguns fármacos, já que no ringer lactato, alguns fármacos precipitam, formando cristais.A solução glicosada, como o próprio nome diz, tem a função de repor a glicose no organismo, é comum ser aplicado esse tipo de soro em comas alcoólicos, ou desnutrição excessiva, apesar de não ter tratamento o soro antiofídico é um medicamento para tratar mordidas de cobras peçonhentas. ... O processo de produção do soro antiofídico consiste na aplicação de pequenas doses de veneno no animal. Neste período, o organismo do cavalo produz anticorpos contra o veneno. Depois de um determinado período sofre sangria.Apesar de existirem  soros específicos para diferentes gêneros de cobras, o processo de produção de todos eles segue o mesmo padrão. O veneno da serpente é introduzido no organismo de um cavalo, que reage desenvolvendo anticorpos. E são esses anticorpos que, após serem retirados do cavalo, formam o soro.A diferença entre os soros e as vacinas está no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos incapazes de provocar a doença. ... Portanto, o soro é curativo, enquanto a vacina é, essencialmente, preventiva. O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .  

2.1 Bombas de Infusão

A Soroterapia é utilizada ainda para medicamentos cuja concentração ideal é atingida com a inoculação constante das substâncias através de Bombas de Infusão. A calibragem da bomba, a preparação do acesso e do equipo, bem como a diluição e administração efetiva do tratamento são também procedimentos realizados pela Equipe Enfermagem.

3. Objetivos:

Reposição de líquidos em hipovolemia

Reposição de substancias pelas as quais o organismo esta deficiente

Suprimento nutritivo

Diluição de medicamentos irritantes 

3. Indicações:

No pré, trans e pós operatório

Desidratação

Hemorragia

Desnutrição, como, controle da PVC ( relação efetiva entre a quantidade desangue que chega e a capacidade do coração de bombear esta carga), parada cardiorespiratória. 

4. Soluções indicadas:

Solução Isotônica:A mesma pressão osmótica do sangue não ocorre movimento efetivo de líquidos para o interior ou para o exterior do sistema vascular, a partir do liquido intersticial ou das células.

Soro Glicosado 5% glicose ou dextrose em água. Não contem eletrólitos, cada 1000ml contem 170 kcal.Indicação : manutenção ou reposição de líquidos, também na nutrição parenteral, hipoglicemia e choque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com