TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS UNIP - Desenvolvimento e estudo de estabilidade de cremes e géis

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento e estudo de estabilidade de cremes e géis contendo sementes e extratos do bagaço de uva Isabel (Vitis labrusca L.)

A crescente procura por produtos terapêuticos, com a finalidade de proporcionar um bem estar físico e emocional, juntamente com uma melhora significativa no sistema imunológico, tem levado um grande numero de indústrias do gênero a desenvolver e comercializar produtos com certo diferencial.

Na utilização de produtos de origem vegetal, destacam-se os bagaços da uva, dentre as frutas, a uva é uma das maiores fontes de compostos fenólicos, principalmente os flavonóides, é fundamental na proteção contra agentes oxidantes,como raios ultravioletas,poluição ambiental,substâncias químicas presentes nos alimentos,estresse,dentre outros.

Segundo alguns estudos, os antioxidantes naturais podem auxiliar na resposta endógena e contribuir para depuração das espécies reativas de oxigênio (EROs).

 O potencial antioxidante das cascas da uva é transferido para o vinho produzido a partir delas, sendo que correlações estaticamente significativas entre a atividade antioxidante e o conteúdo fenólico foram encontradas tanto para cascas quanto para vinhos.

Os estudos de estabilidade devem ser realizados antes de disponibilizar os produtos ao consumo, requisito fundamental á qualidade e á segurança dos mesmos.

 Conforme o International Federation of Societies of Cosmetic Chemists,o teste de estabilidade é considerado um procedimento preditivo, baseado em dados obtidos de produtos armazenados em condições que visam acelerar alterações passíveis de ocorrer nas condições de mercado.

Os Testes de Estabilidade Acelerada visam avaliar a formulação nas condições climáticas forçadas, em um curto período de tempo, para o envelhecimento acelerado, permitindo prever os perfis de estabilidade físico-química.

O bagaço de uva Isabel foi coletados e acondicionados, embalados em embalagens próprias.  O bagaço úmido é secado em forno de 80°C por 5 horas, depois de seco o bagaço é triturado em moinho de disco, após isso embalado em vasilhame âmbar e hermeticamente fechado em temperatura adequada, após preparado é submetido à inativação enzimática durante 10 minutos em temperatura  de 80°C.

Uma amostra é retirada para ser submetida à extração por refluxo (Soxhlet) com hexano por durante 6 horas, para ser desengordurada. Em seguida a amostra é submetida à secagem em estufa até o peso constante, é colocada no agitador mecânico para a extração dos ativos por maceração.

As sementes da uva Isabel foram retiradas dos bagaços que foram preparadas anteriormente, moídas em moinho com granulometria de aproximadamente 1mm e acondicionadas em frascos hermeticamente fechados até sua incorporação dos géis.     As amostras que ficaram acondicionadas na geladeira a 5°C neste período não sofreram modificações em relação à aparência, cor e odor. Já as amostras deixadas em temperatura ambiente não tiveram alteração de cor, porém, obteve um odor alterado.  O mesmo ocorreu com as amostras expostas na temperatura de 45°C. Com relação a textura, os cremes que permaneceram na estufa ( 45°C ) apresentaram leve modificação a partir do 15º dia, no entanto os valores do PH  se mantiveram estáveis.

 Os odores apresentados são resultados de reações de oxidação das amostras em gel e coincidiram com a ausência de antioxidantes, no entanto nas amostras de cremes a modificação apresentada pelo endurecimento da superfície resultou a partir do 15 dias a perda do componente hidrofílico por causa da evaporação durante o aquecimento e com isso a concentração dos menos voláteis, apesar dos cremes apresentarem umectante em sua formulação, as suas concentrações não foram suficientes para evitar a perda de água por evaporação e existe diferentes composição de cremes que apresenta diferentes cinéticas de evaporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com