TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abacateiro

Por:   •  6/12/2015  •  Monografia  •  3.525 Palavras (15 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 15

Monografia do Abacateiro

(Persea americana Mill)

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS


CURSO DE FARMÁCIA

CAMPUS LIBERDADE

Denise Requena

Fabiana Gonçalves

Jennifer Reis

Tatiana Marques Cardoso Rodrigues

Valéria Barbosa

Farmacognosia

São Paulo 06/11/2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

NOME VULGAR        

SINONÍMIA VULGAR        

NOME CIENTÍFICO        

SINONÍMIA CIENTÍFICA        

FAMÍLIA BOTÂNICA        

DESCRIÇÃO MACROSCÓPICA        

Figura 1 – Aspectos macroscópicos e microscópicos        

DESCRIÇÃO MICROSCÓPICA        

Figura 2 – Aspectos da microscopia do pó        

HABITAT        

Figura 3 – Fruta do abacateiro        

PRINCÍPIOS ATIVOS CONHECIDOS        

AÇÕES FARMACOLÓGICAS        

EFEITOS ADVERSOS        

TOXICIDADE        

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS        

CONTRAINDICAÇÕES        

FORMAS FARMACÊUTICAS EXISTENTES        

POSOLOGIA        

PROCEDÊNCIA DA AMOSTRA        

CONTROLE DE QUALIDADE        

EXTRATOS PRODUZIDOS        

ESTUDO FITOQUÍMICO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

O uso de produtos naturais representa uma fonte inesgotável de substâncias químicas, em aplicações variadas para o benefício do homem e da sociedade, na busca de cura para diversas doenças, de forma alternativa ou complementando a terapia com os fármacos sintéticos. A sabedoria popular tem disseminado o uso das plantas medicinais através dos tempos, nas relações sociais do homem em sua comunidade, nos rituais religiosos, nas tradições folclóricas e nas relações familiares, desde o seu nascimento até sua morte. (SAVASTANO & Di STASI, 1996).

As plantas medicinais ganharam espaço, não só no Brasil como em outros países, por sua eficácia e praticidade de atender o consumidor de forma natural, trazendo benefícios de cura e conhecimento para a população.

Originário da América Central, Persea americana Mill pertence à família Lauraceae, popularmente conhecida como Abacateiro, é cultivada em quase todas as regiões tropicais e subtropicais, particularmente no México, partes da América do Sul, nas Índias Ocidentais, África do Sul, Israel e no Havaí (MEDINA et al., 1978).

A droga vegetal é constituída pelas folhas secas contendo, no mínimo, 0,4% de flavonoides totais expressos em apigenina e 0,14% de óleo volátil. Suas características organolépticas são folha inodora e de sabor fracamente adstringente (FARMACOPEIA BRASILEIRA, VOL 2, 2010)

O abacate é indicado nas afecções hepáticas, doenças renais e vias urinárias, cistites, uretrites, diarréias e disenterias, gases intestinais e estomacais, além do uso externo com aplicações geralmente capilares (TESKE; TRENTINI, 1997)

Foi introduzido no Brasil em 1809, existindo hoje em cultivo dezenas de variedades, com forma e tamanho de folhas e frutos muito diferentes. É amplamente cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do país, sendo cultivada principalmente nos estados do Norte [1, 2]

O Abacateiro é muito cultivado desde tempos remotos e seus frutos são consumidos em diversas regiões do mundo, sendo de alto valor nutritivo e que apresenta variação quanto ao formato, cor, espessura da casca, superfície (lisa e rugosa), tamanho e peso. Tem-se conhecimento de três variedades hortícolas: mexicana, existente apenas nos planaltos mexicanos; guatemalteca, das terras altas da América Central e antilhana, das terras baixas da América Central. Estas variedades são distinguidas por características morfológicas de suas flores e frutos, odor e coloração das folhas, e comportamento frente aos fatores fenológicos (relativo à brotação, floração e frutificação).

No Brasil há o predomínio da variedade antilhana, com frutos variando entre o formato arredondado ou piriforme. É uma árvore de copa redonda e densa medindo aproximadamente 20 metros de altura, com folhas alternas, pecioladas, coriáceas, verde-escuras em ambas as faces, brilhosas, de formato variado; flores numerosas, variando do pálido ao branco-esverdeado, sob a forma de corimbos; frutos carnosos do tipo baga contendo uma única semente e prefere solos ricos e profundos.


NOME VULGAR

Abacateiro (LORENZI et al., 2008)

SINONÍMIA VULGAR

Abacate, louro-abacate, pêra-abacate(LORENZI et al., 2008)

NOME CIENTÍFICO

Persea americana Mill.

SINONÍMIA CIENTÍFICA

PerseadrymifoliaSchltdl, &Cham, Perseagratissima C.F. Gaertn, Lauruspersea L., PerseafloccoseMez, Perseagigantean L.O. Williams, Perseanubigena L.O. Williams.

FAMÍLIA BOTÂNICA

LAURACEAE

DESCRIÇÃO MACROSCÓPICA

Folhas simples, elípticas oblongas ou voal-acuminadas semi-coriáceas, de margens inteiras, mais ou menos onduladas; lamina com 8,0 cm a 20,0 cm de comprimento 4,0 cm a 9,0 cm de largura; pecíolo de até 5 cm de comprimento e 3 mm a 4 mm de largura na base; quando frescas são de cor verde-escura na face adaxial, pouco brilhantes e quase lisas e de face abaxial de cor verde mais clara, fosca e um tanto áspera;folhas secas e de coloração até castanho-clara. Nervura principal proeminente na face abaxial, com nervuras secundárias oblíquas, também proeminentes, dando origem ás nervuras terciárias que se anastomosam em fina trama (FARMACOPEIA BRASILEIRA, VOL 2, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (438.5 Kb)   docx (178.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com