TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acido acetil salicilico

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução        

        O ácido acetilsalicílico é um medicamento classificado como antiinflamatório, antipirético, analgésico, como também evita o desenvolvimento, agregação das plaquetas e formação de trombos arteriais. É um pé totalmente cristalino branco ou cristais incolores, quando em seu estado puro, facilmente solúveis no éter e álcool, mas não na água.

        Outro medicamento também muito conhecido que também contem o ácido acetilsalicílico é a aspirina, marca registrada da Bayer em vários países. São 113 anos de existência deste medicamento tão conhecido no mundo inteiro. A aspirina começou a ser comercializada com sucesso total em julho de 1899 pela Bayer.

        Um médico grego e também muito conhecido como o pai da medicina cientifica, foi quem escreveu que o pó acido do salgueiro tirava dores e reduzia a febre, mesmo considerando que esse pó continha salicilatos altamente tóxicos. Os nativos americanos utilizavam esse medicamento para eliminar dores de cabeça, febre alta, tremores, reumatismos, entre outros. Foram encontrados vários textos que faziam menção a este medicamento no Egito e Médio Oriente.

        As propriedades antipiréticas da casca do salgueiro foram descrita de uma maneira cientifica pelo então reverendo Edmund Stone do condado de Oxford, no Reino Unido, isso no ano de 1763. A salicina ou ácido salicilico (princípio ativo da casca) foi isolado no seu estado cristalino pelo farmacéutico francês Henri Leroux e pelo químico italiano Raffaele Piria, em 1828.

Objetivo

Identificar se uma amostra é ácido acetil salicílico através dos métodos de identificação B, C e D dos ensaios segundo a farmacopéia.

Materiais e Métodos

As metodologias para identificação do ácido acetil salicílico usada em aula foram as que estão expressas na farmacopéia, foram realizados os seguintes métodos de identificação:

Teste B (Hidrolíse do ácido acetil salicílico) - Misturar pequena quantidade da amostra com água e aquecer por alguns minutos. Resfriar. Adicionar duas ou três gotas de Cloreto férrico. Desenvolve-se coloração vermelho-violeta. Segue a reação que ocorre

[pic 1]

Os materiais e reagentes utilizados foram: 1 erlenmeyer, Pisseta com água destilada, pipeta de Pasteur, chapa de aquecimento, amostra de ácido acetil salicílico, água e cloreto férrico.

Teste C (Hidrólise Básica) - Pesar 0,2g da amostra. Adicionar uma solução de hidróxido de sódio e ferver por 3 minutos. Resfriar. Segue a reação que ocorre

[pic 2]

Adicionar 5ml de ácido sulfúrico. Produz-se um precipitado cristalino. Filtrar. Lavar o precipitado com água e secar em estufa a 105ºC. O precipitado apresentará faixa de fusão entre 156ºC a 161ºC.

[pic 3]

Os materiais e reagentes utilizados foram: 1 erlenmeyer, vidro de relógio, pipeta graduada, pêra, balança analítica, capela de gases, ácido acetil salicílico, hidróxido de sódio 5M e solução de ácido sulfúrico.

Teste D - Aquecer o filtrado obtido no teste C de identificação com 2ml de etanol e 2ml de ácido sulfúrico. Forma-se acetato de etila, de odor característico. Segue a reação que ocorre

[pic 4]

Os materiais e reagentes utilizados foram: erlenmeyer, pipeta, pêra, capela de gases, etanol e solução de ácido sulfúrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com