TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artemisinina

Por:   •  6/12/2015  •  Seminário  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Introdução

Neste relatório irei apresentar as minhas experiências referentes ao estágio realizado na farmácia Farmaalves localizada na Avenida Doutor Cristiano Guimarães nº 1787, bairro Planalto.  A Farmaalves além de drogaria, também apresenta serviço de farmácia de manipulação.

A administração de medicamentos é uma das atividades mais sérias e de maior responsabilidade do farmacêutico. Para sua execução é necessária à aplicação de vários princípios científicos que fundamentam a ação do farmacêutico, de forma a prover a segurança necessária.

O planejamento das ações na administração de medicamentos engloba desde os conhecimentos das ciências básicas e das técnicas pelas diferentes vias de administração, a orientação e supervisão do pessoal técnico, a interpretação terapêutica, o preparo do paciente, a observação dos efeitos e possíveis reações iatrogênicas das drogas, até o acondicionamento ideal das drogas e soluções.

Atualmente, o segmento de farmácia de manipulação vem se destacando no cenário de medicamentos brasileiro. Desta maneira a farmácia de manipulação exerce um papel de extrema importância nos cuidados para com a saúde.

Com a implantação das RDC 344/09 e RDC 344/10 e, também a política nacional de medicamentos, é certo que, cada vez mais a assistência e, principalmente, atenção farmacêutica obtenham eficácia quanto ao uso racional de medicamentos, identificando reações idiossincráticas que ocorram, permitindo o reconhecimento da população quanto ao profissional, enriquecendo e abrangendo cada vez mais a implantação deste, nas áreas de saúde.

  1. Localização e características do estabelecimento

A farmácia se localiza em uma avenida que possui muitos estabelecimentos comerciais, possuindo um movimento de pessoas considerável.

A drogaria possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela ANVISA; Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária; Certidão de regularidade Técnica emitido pelo Conselho Regional de Farmácia; Manual de Boas Práticas Farmacêuticas. Tudo de acordo com o capítulo II da RDC 44/2009.

A drogaria possui ambientes para atividade administrativa, recebimento e armazenamento dos produtos, dispensação de medicamentos, laboratório de manipulação, sala da farmacêutica, área para a comercialização de outros produtos (perfumaria), espaço reservado para refeições, espaço reservado para guardar os objetos dos funcionários, um sanitário e espaço reservado para depósito do material de limpeza. Tudo de acordo com o capítulo III da RDC 44/2009.

Possui equipamento de controle a incêndio, sanitização, incluindo desratização e desinsetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada. Possui armário com chave e se encontra sob a guarda da farmacêutica, para o armazenamento de medicamentos controlados. Todos os ambientes estão em boas condições de higiene.

Na dispensação, a farmacêutica avalia as receitas normais, as controladas e as notificações de receita, observando alguns itens como: a legibilidade e ausência de rasuras, identificação do medicamento, concentração, forma farmacêutica e quantidade, modo de usar ou posologia, duração do tratamento, local e data de emissão, assinatura e identificação do prescritor com o seu respectivo conselho profissional.

  1. Ambientes para atividade administrativa: Esses ambientes consistem em duas salas, uma para uso da proprietária do estabelecimento para gerenciamento do estabelecimento, e outro ambiente onde é feito o controle dos produtos e medicamentos que chegam à farmácia para comercialização.
  2. Balcão de dispensação: O balcão de dispensação de medicamentos é o local onde estão os medicamentos tarjados e não tarjados organizados em ordem alfabética separados por apresentações e formas farmacêuticas para facilitar a visualização e identificação dos produtos, sendo que existe uma prateleira exclusiva para medicamentos genéricos, que também estão em ordem alfabética. Medicamentos que são comercializados em cartelas avulsas (como paracetamol), também possuem um local separado. Todos os medicamentos comercializados na farmácia se encontram no balcão de dispensação, mesmo aqueles de venda livre.
  3. Sala da farmacêutica: Escritório onde a farmacêutica realiza suas funções como elaboração de POP’S, assinaturas de receiteis, controle da produção dos manipulados, etc.
  4. Laboratório de manipulação: A farmácia, além de drogaria também é farmácia de manipulação. O Laboratório de manipulação se encontra no próprio estabelecimento e possui:
  • Sala de paramentarão: Nesta sala se faz o preparo das vestimentas para poder se adentrar a área de manipulação. As vestimentas utilizadas nesta área tem que ser de uso exclusivo. Este procedimento é padrão, e é seguido de acordo com um POP que se encontra fixado na parede da sala.
  • Sala de controle de qualidade/ Sala de conferência: Nesta sala são feitos os rótulos que irão acompanhar o receituário do paciente para a identificação no final da manipulação. Nestas salas também se encontram as fichas de especificação de cada matéria prima, que são utilizadas nas preparações magistrais. Outra atividade realizada é a conferência de cada manipulação e verificação dos rótulos, sendo necessário para controle de qualidade do medicamento utilizado.
  • Sala de sanitização de material: Neste ambiente se faz toda a sanitização e esterilização dos materiais e embalagens utilizados no preparo e acondicionamento das manipulações.
  • Sala de pesagem: Sala onde se encontra as balanças e materiais utilizados no preparo das manipulações.
  • Almoxarifado de embalagens: Sala onde se encontra as embalagens que irão armazenar o produto final manipulado.
  • Sala de manipulação propriamente dita: Ambiente onde ocorre a manipulação, e esta sala possui duas câmaras, que são utilizadas no momento do preparo. Neste ambiente se encontram estocados algumas matérias primas, principalmente as mais utilizadas. 
  • Almoxarifado: Local onde se encontra as matérias prima.

  1. Perfumaria: Local destinado a comercialização de produtos de higiene pessoal e cosméticos.
  1. Equipe de profissionais

A Farmácia conta com um total de oito funcionários e cada um possui funções estabelecidas. Dentre esses funcionários estão a farmacêutica responsável técnica pelo estabelecimento, três funcionárias responsáveis pelo atendimento da loja, uma funcionária responsável pelo controle e registro de produtos e medicamentos que chegam a farmácia, uma funcionária responsável pelo caixa, uma faxineira responsável pela limpeza do estabelecimento e um entregador.

  1. Perfil de usuários atendidos no estabelecimento

Como farmácia e drogaria o estabelecimento comercializa diversos produtos. Sendo localizada em um bairro residencial, a farmácia possui clientes antigos que manipulam suas receitas na farmácia há bastante tempo. A grande maioria de pessoas que vão a procura de manipulação são pessoas na faixa etária acima de 40 anos  e principalmente por fitoterápicos e homeopáticos . Como a farmácia também comercializa produtos cosméticos e de higiene pessoal muitos vão à farmácia a procura deste tipo de produto e não de um medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com