TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assisteiica

Por:   •  4/6/2015  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Indique três componentes que compõe o bloco de financiamento da AF, apontando sua relevância para o sistema de saúde vigente.

Componente Básico: é a aquisição de medicamento que estão no elenco de referência nacional e insumos que complementam a assistência farmacêutica na saúde básica.

Componente estratégico:  é o financiamento de ações de assistência farmacêutica e programas de saúde estratégicos, como a tuberculose, por exemplo.

Componente Especializado: é uma estratégia de acesso ao medicamento visando buscar a integralidade existente no SUS, quando o tratamento em questão é novo e o paciente não possui recurso financeiro para custeá-lo, aí que entra a judicialização da saúde.

  1. Aborde a relevância do Plano Plurianual, Lei de diretrizes orçamentárias, e Lei orçamentária anual no contexto da AF ?

Servem para definir metas que orientam a execução de políticas públicas, e os recursos que serão utilizados na execução dos programas e ações que possibilitam a efetivação, no caso da saúde, da sua promoção, proteção e recuperação. Desta forma podendo ter uma administração melhor dos recursos financeiros

  1. Como é realizado o financiamento da AF ? Explique.

O financiamento é de responsabilidade da união, dos estados e dos municípios, onde a união repassa os valores para cada estado e cada estado repassa os valores para os municípios.

E são divididos em 3 blocos de financiamento: básico, estratégico, e especializado.

  1. Quais as outras instâncias de gestão do SUS ? Por que elas são colegiadas ?

São o Conselho de Saúde e a Conferência de Saúde. São colegiadas, pois são grupos de pessoas que se juntam e tomam decisões em prol do benefício de uma população.

  1. Comente sobre o papel do controle social na saúde.

É a participação da sociedade, em que adquiridos por meio de movimentos sociais, onde a população tem poder real de interferir nas decisões tomadas em relação a promoção, implementação,e controle das políticas públicas na saúde.

[pic 1]

Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Curso de graduação em Farmácia

Bruna Valéria da Silva Paz – 1411669

Assistência Farmacêutica

Fortaleza

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com