TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Canvas

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.762 Palavras (20 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

A cadeia de suprimentos é definida como conjunto de instalações separadas geograficamente e que interagem entre si com a finalidade de garantir suprimento e a distribuição de produtos fabricados pela indústria. Entre os componentes desta cadeia podemos destacar as empresas fornecedoras de matéria-prima, os centros de distribuição e logística, a rede de distribuição varejista, entre outros.

Ela é um componente da cadeia que agrega valor ao produto para o mercado. O objetivo desta integração é agregar valor a um serviço ou a um produto físico para o desenvolvimento do mercado industrializados.


1. A Cadeia de Suprimentos

        É formada por um conjunto de processos que em conjunto atende as necessidades dos clientes. É formada pelo fabricante, fornecedor, transportadora e armazéns intermediários do processo de distribuição. Estes agentes cumprem etapas no processo para abastecer, produzir e distribuir os produtos desejados.

        Nestas funções podemos incluir ainda a etapa de pesquisa e desenvolvimento do produto. Esta função tem a finalidade de receber as especificações do produto que o cliente deseja comprar, passando as especificações de materiais e insumos e enviar para a função compras e operações de produção providenciar a fabricação.

        A estrutura da cadeia de suprimentos está relacionada com quais membros fazem parte da cadeia de suprimentos e como são feitas as ligações entre 30 eles. A tarefa de gerenciar uma cadeia de suprimentos é complexa, pois são muitos relacionamentos e negócios para gerenciar (LAMBERT & COOPER, 2000), como mostrado na figura 2.2, há vários níveis de clientes e fornecedores.

[pic 1]

        Seguindo o raciocínio abaixo vemos que se um consumidor, ir a um comércio procurar um certo produto do seu gosto ou marca de satisfação, o mesmo segue ao caixa e faz o pagamento para a aquisição do produto. O atende por sua vez faz o processo de leitura do código de barras para efetuar a emissão da nota fiscal do produto, de forma automática e simultânea o produto é baixado do estoque. Em seguida, o sistema acumula as quantidades vendidas do produto. Logo o sistema de gerenciamento do local onde foi feita a compra informa ao seu distribuidor o número de volumes vendidos por período, solicitando um novo pedido de compra.

        Com esta dinâmica nas informações, a gestão da cadeia de suprimentos centraliza suas ações na integração dos processos para aumentar a eficiência do abastecimento. Esta ação tem a finalidade de agregar valor ao produto oferecido ao cliente e, por extensão, a satisfação do cliente.

        A cadeia de suprimentos é dinâmica por esta razão, exige que as informações entre os componentes fluam com frequência, pois as decisões que cada componente toma estão baseadas nestas informações. Os participantes da cadeia de suprimentos consideram para a tomada de decisão estão relacionadas com as quantidades de produtos que o mercado demanda em determinado instante, o valor que os clientes estão dispostos a pagar por cada material que a cadeia de suprimentos movimenta entre outras.

        Outra decisão baseada nas informações para o funcionamento adequado da cadeia de suprimentos é a variedade de produtos que o mercado necessita. Considere as dificuldades que um fabricante de brinquedos enfrenta em planejar a quantidade e a variedade que deve produzir para abastecer o mercado. Quando planeja a produção não existe informação alguma do ano corrente, somente do ano anterior, partindo dessas informações os participantes da cadeia se preparam com estoques para que o consumidor, indo às compras, não deixe de comprar por falta de produto.

        No período de consumo intenso, o mercado demanda uma variedade muito grandes produtos, desta forma, para manter a cadeia de suprimentos abastecida, os participantes desenvolvem ações conjuntas para decidir a quantidade e a variedade dos produtos que serão ofertados. Percebemos que, para participar de uma cadeia de suprimentos, os participantes abrem mão de parte de sua liberdade de decisão isolada sobre a quantidade de produtos que produzirão, para que a cadeia de suprimentos seja beneficiada.

Armazenamento

        Expressivas mudanças na gestão logística têm ocorrido na gestão contemporânea empresarial, consequência de inúmeros aspectos dentre os quais se destacam: as variações de demandas, novas tendências de mercado e especulações. A esse respeito, Pimenta (2000) argumenta que o maior obstáculo da logística moderna é a exigência cada vez maior os clientes por melhores níveis de serviços, onde o preço passa a ser um qualificador, e o nível de serviço um diferenciador perante o mercado.

        O ambiente corporativo, tanto em nível nacional como mundial, tem observado profundas mudanças nos últimos anos. A palavra-chave no planejamento estratégico passou a ser a flexibilidade, onde a mesma tem sido observada quando uma empresa possui rápida capacidade de adaptar-se a flutuações de preços, de demanda e dos diferenciais exigidos pelo mercado.

        A cada momento econômico surgem novos trade-offs que gerou um grande desafio para os tomadores de decisão, em especial a gerência das operações de armazenagem que se desenvolvem em todos os elos da cadeia de suprimentos. Manter as operações logísticas em seu controle ou delegá-la a terceiros (operadores logísticos) é uma decisão de grande relevância na gestão estratégica para as empresas.

2. A Importância da armazenagem no Gerenciamento Logístico

        Para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial efetiva, um princípio importante é compreender como criar ou agregar valor para os clientes. Especialmente, quando esse valor é agregado através posicionamentos competitivos que são selecionados para apoiar a determinada estratégia.

        A realidade atual dos centros logísticos prega a redução de custos e a criação de um sistema racional de armazenagem de matérias-primas e insumos (na área de suprimentos) e uma maior flexibilidade e velocidade na operação, para atender às exigências e flutuações do mercado. A armazenagem surge como uma das funções que agrega um estimado valor ao sistema logístico, pois a mesma apresenta soluções para os problemas de estocagem de materiais e melhorando a integração entre os componentes descrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com