TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automedicação

Por:   •  15/4/2015  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

        Ogliari,F (2004), apud (Castro ,Dutra e Becker 2007), afirmam que  automedicação é a pratica de utilizar medicamentos sem prescrição médica,por conta própria ou por influencia de outra pessoa não habilitada a fim de curar ou diminuir os sintomas diagnosticado pelo usuário.

        A reutilização de receitas antigas sem que elas tenham sido emitidas para uso contínuo, também podem ser consideradas como automedicação praticada geralmente em países com pouca estrutura na área da saúde sendo que simplesmente uma visita ao médico pode levar semanas e até meses Paulo L.G; Zanine A.C(1988) apud Castro, Dutra e Becker(2007).

        No entanto, em países desenvolvidos, a automedicação também é praticada, medicamentos comuns como analgésicos, antitérmicos, entre outros podem ser adquiridos sem receita médica.

        Minatti-Hannuch,S.N(1992) apud (Castro,Dutra e Becker 2007)Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres se automedicam freqüentemente, principalmente entre os 16 e 45 anos, Vilarino J.F(1998) apud Castro, Dutra e Becker(2007)geralmente influencias por propaganda e por seu papel na sociedade. Os homens a partir dos 45 anos.

        Minatti-Hannuch,S.N(1992) apud Castro,Dutra e Becker(2007)A automedicação pode, em alguns casos, mascarar sintomas na fase inicial da doença, além de causar intoxicação, alergia e outros efeitos colaterais. O uso abusivo de Antibióticos sem orientação médica pode ser pouco eficaz e causar resistência bacteriana.

        As razões pelas quais as pessoas se automedicam são diversas, propaganda na TV, internet, falta de informação por parte de quem dispensa o medicamento (balconista, atendentes)Fiscalização inexistentes e pouco incentivo para informação à população em geral.

        Lefèvre, F(1993) apud Castro,Dutra e Becker (2007) indicação de medicamentos de venda não livre por farmacêuticos e balconista, é considerada como o exercício ilegal da medicina. Paulo, L.G;Zanine,A.C(1988) apud Castro,Dutra e Becker(2007)Sob pena de 06(seis) meses a 02(dois) anos de detenção.

        Infelizmente, a automedicação é um problema universal, antigo e de grandes proporções. Não há como acabar com a automedicação, pois, a própria ação humana de exigir e quere arriscar ou até mesmo testar medicamento, mas, podemos minimizá-la. Promover programa de orientação para os profissionais da saúde, balconistas. Além de exigirmos fiscalização apropriada, que é fundamental.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com