TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava direito resenha

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

 Anhanguera Educacional

 Faculdade Anhanguera de Brasília

Curso de Farmácia

PARASITOLOGIA

Aluno: Renato Lucio Ribeiro Gomes

RA:6247221227      

Série: 5º A

Professor: Julio

                                                   BRASILIA 2015

 Anhanguera Educacional

 Faculdade Anhanguera de Brasília

Curso de Farmácia

                              TOXOPLASMOSE

Aluno: Renato Lucio Ribeiro Gomes

RA:6247221227      

Série: 5º A

Professor: Júlio

                                                           

                                                      BRASILIA 2015

Sumário

INTRODUÇÃO        

TOXOPLASMOSE        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO

          O presente trabalho vai falar sobre a toxoplasmose que é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida causada pelo toxoplasma gondii, encontrada nas fezes de gatos e outros felinos. Que a cada dia vem crescendo entre a população, pelas quais o seus efeitos podem causar vários problemas de saúde não sendo cuidada de forma correta. Os seus sintomas são parecidos com a da gripe como: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta entre outras.

E objetivo desse trabalho informar as formas de contaminação, os sintomas, modo de prevenção e principalmente o tratamento para levar a cura.

A metodologia utilizada foram pesquisa bibliográfica, enriquecida com site referente a saúde.

TOXOPLASMOSE

Toxoplasmose e uma zoonose (animal-doença) que infecta o gato e outras espécies de vertebrados homeotérmicos (animais que conseguem manter a temperatura do seu corpo constante), e causados por um protozoário chamado toxoplasma gondii. No adulto ela se manifesta com vários quadros febris, e com linfadenopatia, já nas crianças infectadas uma forma subaguda de encefalomielite e coriorretinite. Ela e uma infecção oportunista que se manifesta com grande gravidade quando, o paciente venha esta com seu estado imunológico debilitada.

A forma do toxoplasma gondii e parecida com o esporozoito de um coccidio, e bem longo, encurvado (parecido com a imagem de uma banana) , suas medidas são de 4 a 8 µm de comprimento por 2 a 4µm de largura. Observando em lentes microscopia pode se identificar com duas membranas uma externa e outra interna.

Toxoplasma gondii e um parasita que obrigatoriamente se aloja intracelular por onde invade varias células dos hospedeiros, geralmente eles têm uma maior afinidade por células do sistema fagocitico monuclear, leucócitos, e para as células parenquimatosas. Observou–se que os toxoplasmas não apresentam sempre a mesma infectividade e virulência.  Os resultados variam segundo a fonte de onde se isolou o parasito.

           O gato e o hospedeiro definitivo, porque no seu intestino desenvolve-se a fase sexuada do parasito e a produção de oocistos. Nas quais suas fezes contaminam o meu ambiente e acontece o ciclo biológico de toxoplasma gondii e por fim o homem acaba se contaminando.

O quadro da doença, no homem, varia consideravelmente sobre tudo em função da idade em que se contamina. Por isso ela pode ser dividida em duas formas de toxoplasmoses-doença: a congênita ou neonatal e a dos adultos e crianças maiores.

Toxoplasmose congênita ou neonatal: mulheres infectadas pela infecção crônica não contaminam seus filhos durante o seu desenvolvimento intra-uterino( no útero), também não se tem relatos e provas que se pode provocar o aborto. Mas já as que contraem a toxoplasmose durante a gravidez essas sim estão sujeitas a alta gravidade, com vários problemas (lesões oculares graves, edema da retina, entre outras).

            Toxoplasmose Pós-natal: não se pode definir o período de incubação, pode ser de 5 a 20 dias ou meses para ocorre os sintomas. Os mais frequentes quando o quadro esta muito grave são: formas subclínicas, sem febre, febris com adenopatia, com adenopatia sem febre, dentre outros como mal-estar, mialgia, cefaleias e anorexia.

           A toxoplasmose pode ser uma doença absolutamente assintomática ou provocar quadros graves no miocárdio, fígado, e músculos, encefalite e exantema maculo-pápula (vermelhidão pelo corpo em forma de pequenas manchas e pápulas).Destaca-se seus principais sintomas: febre, manchas pelo corpo, linfadenopatia ou seja ínguas espalhadas pelo corpo, dificuldade para enxergar que pode evoluir para cegueira. Lesões na retina.

         Quanto a seu tratamento não se tem uma resposta concreta, existe controversas, pois tem poucos estudos clinico com respeito a posologia e a duração da terapia. Acredita-se que as drogas efetivas são poucas e bastante toxicas ao corpo humano. Apesar de que os únicos que se mostram eficácias contra a toxoplasmose aguda em pacientes adultos, são as de sulfonamidas com pirimetamina. Vários outros medicamentos já estão disponível para se tratada essa doença dentre eles a sulfadiazina, que seu tratamento varia de duas a quatro semana dependendo do quadro clinico podendo ser utilizado na dosagem de 100 a 125 mg/kg de peso do paciente ao dia, podendo ser divididas em quatro doses por via oral, se aparecer sintomas toxicológicos diminuir suas tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (271.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com