TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domissanitizantes

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Farmácia - 4ª Fase

Componente curricular: Domissanitizantes

Professora: Sabrina P. Salamoni

Acadêmica: Karen Zanferrari

Questões da aula prática e descrição das funções de um detergente ideal

1.Descreva as principais características do ácido Sulfônico, Dietanolamida de ácido graxo de coco, Lauril éter sulfato de sódio e trietalonamina e sua função na formulação.

     O ácido sulfônico é o tensoativo aniônico mais usado, praticamente todos os detergentes são formulados a partir dele, tem baixo custo de produção e excelência como agente emulsiconante, promotor de espuma e agente molhante. Além de ser um composto biodegradável.

     A dietolamida de ácido graxo de coco é outro tensoativo, mas desta vez é um tensoativo não iônico, composto de onde é obtido as amidas graxas de um modo geral, que são ótimos como doadores de viscosidade, estabilizadores de espuma, sobrengurdurantes e solubilizantes de óleos e espumas.

     Como tensoativo aniônico, o Lauril éter sulfato de sódio, obtido através de dois outros ácidos graxos, apresenta baixa capacidade de remoção de gordura, mas a associação dele com o ácido sulfônico traz melhorias para a formulação, das quais podemos destacar diminuição da irritabilidade dérmica e melhoria na performance de limpeza.

     A trietolamina evita a turbidade da formulação, e diminui a precipitação dentro no detergente quando adicionada nas quantidades certas.

2.O que são tensoativos e quais os principais tipos?

     Os tensoativos são responsáveis pela característica mais importante e desejada em um detergente, a capacidade de remoção das sujidades. São divididos em aniônicos (São tensoativos com boa capacidade de limpeza suaves e são excelentes formadores e estabilizadores de espuma. Ex: Lauril Éter Sulfato de Sódio; Linear Aquil Benzeno Sulfonatos; Lauril Sarcosinato de Sódio;), os catiônicos (Proporcionam emoliência e condicionamento. Ex: Aminas Oxidas), anfóteros (Possibilitam aumento de viscosidade e estabilização da espuma, não são tão amplamente utilizados devido ao seu alto custo. Ex: Coco amido propril betaína) e não iônicos (Dependendo do tensoativos eles aumentam a viscosidade, ou são solubilizantes de fragrância, estabilizadores de espuma, sobrengordurantes, solubilizantes de óleos e essências, mas podem também estar com várias características associadas. Ex: Alquil Poliglicosídeos, Nonilfenóis Etoxilados, Álcool graxo etoxilado, Dietanolamida de Ácido graxo de Coco).

3.Qual a diferença de sabão e detergente?

     Os detergentes são substâncias constituídas por longas cadeias carbônicas (apolares) com um grupo funcional polar em uma de suas extremidades. 

     Os sabões são sais de ácidos carboxílicos em que um hidrogênio foi substituído por um cátion. Formadores de micelas.

4.Funções de um Detergente Ideal

a) Saponificação: Gordura em sabão.

b) Emulsificação: Dissolução de gorduras em água.

c) Molhagem: Agentes tensoativos; Diminuir tensão superficial

d) Penetração: é a capacidade do produto de penetrar na superfície, fissuras e ranhuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com