TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enterobacaterias

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE EM ALIMENTOS

CONTAGEM DE ENTEROBACTÉTRIAS

ACADÊMICAS: ALANNA BORTOLOTTO

JESSICA ACOSTA PEREIRA

Profª. Cláudia Verdum Viegas

Santo Ângelo, novembro de 2015

  1. Introdução

As enterobactérias são bacilos gram negativos pertencentes à família das Enterobacteriaceae, que inclui as bactérias Gram negativas na forma de bastonetes retos, não esporogênicas, anaeróbicas facultativas e oxidase negativas (exceto o gênero Plesiomonas, recentemente transferido para essa família). Sãoquimiorganotróficas com metabolismo respiratório e fermentativo, a maioria produzindo ácidos e gás na fermentação da glicose e outros carboidratos. Não são halofílicas produzem catalase (excetoXernorhabdus e algumas cepas de Shigella dysenteria) e reduzem nitrato a nitrito (exceto Saccharobacter fermentatus e algumas cepas de Erwinia e Yersinia)(Silva et al.,2007).

As enterobactérias são amplamente distribuídas na natureza, sendo encontradas no solo, água, plantas,frutas, vegetais, carnes, ovos, grãos, animais, insetos e no homem. Várias espécies são patogênicas para plantas e animais, respondendopor perdas econômicas expressivas na agricultura e na indústria de alimentos. Erwinia e Pectobacteriumprovocam alterações em milho, batata, maçã, cana-de-açúcar, abacaxis e outros produtos vegetais. Yersonia ruckeri e várias espéciesde Edwardsiellaprovocam doenças em peixes tropicais afetando diretamente o setor pesqueiro. KlebsiellaeCitrobacterfreundiisão caussadores de mastite em bovinos (Silva et al.,2007).

Várias bactérias são também patogênicas para o homem, representando risco para saúde pública em todo o mundo. Salmonellaé a mais importante,sendo as aves, os ovinos e os suínos osprincipais veículos de salmoneloses para os humanos. Outros gêneros e espécies patogênicas são Shigella, Yersiniaenterocolitica,YersiniaPseudotuberculosis, Enterobactersakazakii e cepas de E.colienteropatogênicas, incluindo as enterohemorrágicas(EHEC) como E. colio O157:H7 (Silva et al.,2007).

  1. OBJETIVO

Determinar a quantidade de enterobactérias numa amostra de alface.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

[pic 1]

  1. RESULTADOS E DISCUSSOES

Depois da incubação das placas, realizou-se a contagem nas placas 10-1, 10-2, 10-3 , 10-4 e 10-5 com auxilio de uma lupa, em um contador de colônias. Constatou-se que nas placas 10-1, 10-2 e 10-3  as colônias eram incontáveis, já nas placas 10-4 e 10-5, a contagem foi de 197UFC e  38 UFC.

A placa escolhida por convenção tem de estar entre 15-150 UFC, então foi 10-5 = 38 (placa escolhida).

Para saber a quantidade de colônia em 1 ml foi feito uma regra de três usando o número de colônias da placa escolhida que continha 1 ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com