TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Furosemida

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Dietética TL4

[pic 2]

Ana Vasconcelos, nº5130196

Rita Andreia Ferreira, nº5130212

ABRIL 2016, LEIRIA

“Todas as substâncias são venenos, não existe nenhuma que não seja. A dose correta diferencia um remédio de um veneno”. Paracelso


Índice

Introdução        

1.        Fármaco        

1.1.        Formas Farmacêuticas        

1.2.        Posologia        

1.3. Vias de administração        

1.4.        Farmacocinética        

1.4.1.        Absorção        

1.4.2.        Distribuição        

1.4.3.        Metabolismo        

1.4.4.        Excreção        

1.4.5.        Farmacodinâmica        

1.5.        Indicações Terapêuticas        

1.6.        Contraindicações        

1.7.        Reações adversas        

1.8.        Interação fármaco-nutriente        

1.9.        Interações Farmacológicas        

2.        Relevância para a dietética        

3.        Análise do Artigo        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

No âmbito da unidade curricular de Farmacologia, que integra o 2º semestre do 3º ano do plano de estudos da Licenciatura em Dietética, da Escola Superior de Saúde de Leiria, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho sobre a Furosemida, um potente diurético bastante conhecido por possuir diversas funcionalidades e finalidades. Analisando a importância da interação do fármaco com a ingestão dos alimentos, irá ser feita uma abordagem em torno desta dimensão, uma vez que o fármaco esta introduzido no organismo tem lugar de forma simultânea e não sequencial, observar o mecanismo pelos quais os fármacos atuam no organismo (o que os fármacos fazem ao organismo e o que o organismos faz aos fármacos). Dentro desses irá ser ainda abordada a biodisponibilidade, toxicidade, absorção, excreção e fim terapêutico, bem como do uso terapêutico, dando a conhecer detalhadamente as consequências da interação fármaco-recetor, minimizando assim os efeitos tóxicos


  1. Fármaco

A furosemida- uma benzosulfonamida - é um fármaco de origem sintética, pertencente ao grupo farmacoterapêutico dos diuréticos da ansa. De entre os todos os diuréticos existentes, os diuréticos da ansa são considerados os de maior potência.

  1. Formas Farmacêuticas

No mercado farmacêutico é possível encontrar este medicamento sob a forma de solução injetável ou por comprimidos (via oral).

  1. Posologia

A posologia média inicial, salvo indicação médica alternativa, baseia-se na administração oral de 20 a 80 mg diários, como dose de manutenção recomenda-se a administração de 20 a 40 mg por dia.

1.3. Vias de administração

Normalmente a furosemida é administrada oralmente. A administração intravenosa é preferível em situações de emergência.

  1. Farmacocinética
  1. Absorção

A furosemida é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal quando administrada por via oral.


  1. Distribuição

Os rins são um local importante para a distribuição da furosemida. A ligação às proteínas plasmáticas (ligação muito forte) impede que seja significativamente filtrada ao nível do glomérulo de Malpighi passando posteriormente para a urina.

  1.  Metabolismo

A furosemida sofre uma metabolização parcial (cerca de 30  a 40%). O local onde esse processo ocorre, permanece ainda pouco esclarecido, apesar de existirem algumas evidências de que ocorre a nível renal.

  1. Excreção

A furosemida é eliminada principalmente na forma de fármaco inalterado, primariamente pela secreção no túbulo proximal. Após administração intravenosa, 60 a 70% da dose de furosemida é excretada desta forma. 

  1. Farmacodinâmica

O efeito diurético da furosemida ocorre dentro de 15 minutos após a administração da dose intravenosa e dentro de 1 hora após a administração da dose oral.

  1. Indicações Terapêuticas

A Furosemida é utilizada no tratamento de edemas associados a doenças do coração, fígado ou rins (incluindo síndrome nefrótico) e hipertensão arterial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com