TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemifumarato de Bisoprolol X Metoprolol (succinato, tartarato)

Por:   •  7/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PRÓ- REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE FARMÁCIA

6° PERÍODO - NOTURNO

FARMÁCIA HOSPITALAR

Melhor opção em setor hospitalar:

Hemifumarato de Bisoprolol  X  Metoprolol (succinato, tartarato)

Profª Me. Neide Mara de Menezes Epifanio

Discentes:

Caroline da Fonseca Alves - 20211000462

Esther Rodrigues de Almeida Pereira – 2021000153

Isabel Aparecida Carmanini de Faria – 20211000018

Barra Mansa

Agosto de 2023

Introdução:

Os Bisoprolol e Metoprolol são ambos medicamentos da classe de betabloqueadores, agentes bloqueadores seletivos para os receptores beta1, muito utilizados em pacientes com hipertensão arterial e com insuficiência cardíaca (IC), e apesar de terem a mesma finalidade, cada um tem a sua particularidade em termos de eficácia, segurança, qualidade e custo. Sendo nesta apresentação, iremos abordar a melhor opção dentro de um ambiente hospitalar em comparação às suas particularidades, levando em consideração artigos, bulários, etc.

Critérios de eficácia, segurança e qualidade:

Dentre os critérios de eficácia, estudos apontaram que Bisoprolol e Metoprolol detém maior potência em relação a outros medicamentos da classe de betabloqueadores com que façam ser campeões na escolha para entrarem na lista de medicamentos padronizados dentro de setores hospitalares. Porém, dentre o Bisoprolol e Metoprolol podemos ter diferenciações em suas eficácias, tornando um mais potente que o outro.

O Metoprolol contém duas apresentações: tartarato de metoprolol (liberação imediata) ou succinato de metoprolol (liberação prolongada), dentre as opções mais utilizado a forma de liberação prolongada devido às questões de toxicidade e de melhor reversão em casos de intolerância ao medicamento. E as duas apresentações têm a mesma função nos tratamentos da redução da pressão arterial, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária, incluindo morte súbita, angina, tratamento de manutenção após infarto do miocárdio, alterações cardíacas funcionais com palpitações e profilaxia da enxaqueca. É usualmente indicado para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica em mulheres grávidas por oferecer menor risco ao feto.

O Hemifumarato de Bisoprolol, apesar de ter várias apresentações de dosagens, se diferem em questão de quanto maior a dosagem o tratamento destinado será diferente. Como por exemplo, a dosagem de 2,5 mg apresenta melhor tratamento em casos de insuficiência cardíaca crônica estável com função ventricular sistólica esquerda reduzida, sendo as dosagens de 5 e 10 mg é indicado no tratamento da angina ou da pressão alta. Sendo diferente do Metoprolol, o hemifumarato de Bisoprolol apresenta uma menor taxa de toxicidade em casos de superdosagem ou intolerância ao medicamento, apresentando uma melhor reversão do caso.

Hemifumarato de Bisoprolol: Os sinais mais comuns esperados com superdose de um betabloqueador são bradicardia, hipotensão, broncoespasmo, insuficiência cardíaca aguda e hipoglicemia.

Tartarato de metoprolol (liberação imediata) ou succinato de metoprolol (liberação prolongada): pode aumentar o risco de depressão miocárdica e queda de pressão sanguínea com: anestésico de inalação hidrocarbonado, particularmente o halotano. pode, por aumentar o risco de hiperglicemia, exigir acertos de doses de: antidiabético oral e insulina. Tartarato de metoprolol e succinato de metoprolol apresentam diferenças farmacocinéticas, não sendo possível a intercambialidade entre eles Nota Técnica Cebrim/CFF Nº 012014. 26.02.2014

Apresentação:

[pic 2]

[pic 3]

Informaçoes retiradas atraves do site https://bula.medicinanet.com.br/

Custo:

Através de pesquisas foi possível achar diversos tipos de valores em setores de compras hospitalares, com variações de preços em determinadas regiões do Brasil:

Hemifumarato de Bisoprolol

Secretaria Municipal de Saúde - Uberlândia/MG

Processo Licitatório Nº: PE 168/2022

Data Abertura: 12/05/2022

Local da Abertura: Diretoria de Compras

[pic 4]

Secretaria Municipal de Saúde - Pedregulho/SP

Licitação Nº: 00132020

Modalidade: PREGÃO ELETRÔNICO

Abertura do Processo: 03/08/2020

Processo: 8013/2020

[pic 5]

Secretaria Municipal de Florianópolis - Santa Catarina

Nº 4433726: Edital Medicamentos- Pe 10/2022

Processo Administrativo De Licitação

Nº 36/2022 Pregão Eletrônico

Nº 10/2022 “Sistema Registro De Preços”

[pic 6]

Metoprolol:

Secretaria da Saúde do Estado de Goiás

Modalidade: Pregão Eletrônico nº 218/2022

Processo: 202200010045230

[pic 7]

Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque - SP

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2022

EDITAL N° 006/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (178.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com