TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista cq

Por:   •  17/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios – Controle Biológico de Qualidade

1. Um laboratório de controle de qualidade Microbiológico recebeu para análise uma amostra do produto: “Hidrocortisona creme”. Realizou-se a contagem de microrganismos viáveis, em diluição 10-1 encontrando-se o resultado de 12 colônias. Efetuou-se em seguida, a pesquisa de microrganismos patogênicos, adotando-se a seguinte conduta:

- Fase de Enriquecimento:

 Transferir 10g do produto para frasco contendo 90mL de caldo de enriquecimento. Incubar a 350C por 48 horas.

- Fase Seletiva:

 Transferir com alça de platina, para ágar cetrimida, uma amostra da fase de enriquecimento, utilizando o método de estrias em superfície. Após a incubação, observou-se a formação de colônias esverdeadas as quais apresentam fluorescência.

Transferir com alça de platina, para a placa ágar sal manitol vermelho de fenol, uma amostra da fase de enriquecimento, utilizando o método de estrias em superfície. Após incubação, não foi observado nenhum crescimento.

Transferir com alça de platina, para a placa ágar verde brilhante, uma amostra da fase de enriquecimento, utilizando o método de estrias em superfície. Após incubação, não foi observado nenhum crescimento.

Transferir com alça de platina, para a placa ágar Mac Conkey, uma amostra da fase de enriquecimento, utilizando o método de estrias em superfície. Após incubação, não foi observado nenhum crescimento.

Diante do enunciado da questão e a partir de seus conhecimentos, responda o que se pede:

  1. O valor de contagem de microrganismos viáveis está dentro dos limites estabelecidos pela legislação? Se sua resposta for sim, o analista agiu corretamente quando realizou a pesquisa de 4 patógenos no produto que apresentou contagem de microrganismos dentro dos limites estabelecidos? Justifique sua resposta.

  1. Considerando os resultados do teste de pesquisa de patógenos, qual deve ser a conduta do analista com este lote? Justifique.

2. O Laboratório de Controle de Qualidade da Indústria de Medicamentos “Tabajara” recebeu do Setor de Produção amostras de um lote do medicamento Tabacream creme. Trata-se de um creme dermatológico rejuvenescedor.

Realizou-se a contagem de microrganismos viáveis, de acordo com Farm. Bras. IV ed.

O creme é do tipo óleo/ água, insolúvel em miristato de isopropila e o conservante utilizado é um tensoativo anfótero. O limite estabelecido para o teste é de 104 UFC de fungos e bactérias por grama do produto. Os resultados obtidos encontram-se discriminados na tabela abaixo:

DILUIÇÕES

AGAR SABOURAUD

AGAR PCA

10-1 (1:10)

P1 = 19

P2 = 17

P1 = 03

P2 = 02

10-2 (1:100)

P1 = 01

P2 = 02

P1 = 34

P2 = 30

10-3 (1:1000)

P1 = 00

P2 = 00

P1 = 300

P2 = 293

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com