TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ectoparasitas

Por:   •  21/8/2019  •  Monografia  •  4.482 Palavras (18 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 18

ECTOPARASITAS


Francisco Julio Sgadari Junior         RGM 17878152

ECTOPARASITAS

[pic 1]

Sumario

Introdução                                                                                   3

Piolho                                                                                   4

Pulgas                                                                                   6

Ácaros                                                                                  9

Carrapatos                                                                                 12

        

Introdução

        

Esses dias quentes são ótimos para brincar, passear e se divertir com os animais de estimação. Porém, o calor e a umidade característicos deste período podem facilitar para que os pets tenham contato com ectoparasitas como pulgas, carrapatos, ácaros e piolhos.

Os ectoparasitos são seres de espécies diferentes, que vivem sobre o hospedeiro, na pele e pelos e que necessitam dos mesmos, para obterem alguns elementos básicos de sobrevivência e perpetuação da espécie sem, no entanto, lhes fornecerem nada em troca. Pelo contrário, sempre determinando lesões com prejuízos em seu organismo.

Os ectoparasitas são vários. Entre eles temos os mosquitos, os piolhos, as pulgas, os carrapatos, as moscas e as sarnas. A contaminação parasitária se dá através do próprio ambiente em que os animais vivem: nas gramas, solo, canis, em comedouros e bebedouros e, também, através de vetores. Nestes ambientes podem estar presentes formas microscópicas de parasitas resistentes vivendo no capim, chão ou mesmo na cama.

Eles, geralmente, alimentam-se das descamações da pele ou do sangue dos animais e podem provocar algumas doenças entre elas: febre maculosa, verminoses e sarnas de pele e ouvidos. Algumas dessas doenças podem ser transmitidas ao homem, como é o caso da sarna sarcóptica, que é um zoonose.

Piolho

O piolho é um inseto sem asas e pode causar infestação em regiões do corpo onde há pelos ou cabelos, são ectoparasitas que se alimentam do sangue dos seus hospedeiros, existem mais de 5000 espécies, mas apenas 3 delas parasitam o ser humano, Pediculus humanus capitis, Pediculus humanus corporis e Pthirus púbis.

Taxonomia

Pediculus humanus                                        Pthirus púbis                        

Reino: Animalia                                        Reino: Animalia
Filo: Arthropoda                                         Filo: Arthropoda 
Classe: Insecta                                        Classe: Insecta
Ordem: Phtiraptera                                         Ordem: Phtiraptera

Familia:pediculidae                                         Familia:Pthridae

Genero:Pediculus                                        Genero: Phthirus

Especie:P. Humanus                                Especie:P. pubis

Subespécies: P. h. capitis, P. h. corporis

Morfologia[pic 2]

Morfologia Adulta [pic 3]

- O Pediculus humanus é um inseto sem asas com corpo dividido claramente em cabeça, tórax e abdome. Pediculus humanus capitis ou piolho da cabeça é um inseto pequeno, medindo cerca de 0,3 cm de comprimento, sem asas. Possui garras de formato adaptado à preensão aos fios de cabelo. Seu aparelho bucal é do tipo sugador-picador, sendo, portanto, hematófago. Em sua cabeça possui um par de antenas e um par de olhos, possui seis pernas fundidas no tórax, essas pernas são curtas e possui apenas uma garra, em seu abdome possui sete segmentos bastante visíveis, os seis primeiros segmentos tem um par de espiráculos onde o inseto respira, e o último segmento contém seu anus.[pic 4][pic 5]

        - Pthirus púbis é um inseto sem asas, dividido em cabeça, tórax e abdome, é um inseto pequeno medindo de 1 a 2 milimetros, possuem um par de olhos e antenas em sua cabeça, o segundo e terceiro pares de patas possuem garras terminais para se fixar em em fios de cabelo, enquanto o primeiro par de patas se fixa na pele, esse espécie possui protuberâncias em seu abdômen, e os machos são menores do que as femeas.[pic 6]

Morfologia dos ovos

        Os ovos do Pediculus humanus, Pthirus púbis possuem forma oval e mede cerca de 0,8 mm de comprimento, eles são brilhantes, transparentes e bronzeados a cor de café, desde de que possua o embrião, após a eclosão se brancos.

Ciclo biológico

        Os piolhos passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta. Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo. A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida. A temperatura elevada é um fator importante para a proliferação dos piolhos. Quanto maior a temperatura, mais acelerado é o desenvolvimento do piolho dentro do ovo. Por isso, há maior incidência do inseto no verão.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (482.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com