TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hipertiroidismo

Por:   •  14/11/2018  •  Seminário  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

                                   Hipertiroidismo

É um problema no qual a glândula tireoide produz hormônios em excesso, o que impacta em diversas funções do organismo. Aqui a glândula é hiperativa, ou seja, trabalha em excesso.

Caraterizado em exames pelos níveis de T3 e T4 estarem mais elevados e o nível de TSH está menor que a referência.

´ Causas: Ingestão excessiva de iodo, doença de Graves, inflamação da tireóide (devido a infecções virais), tumores não-cancerígenos da tireóide, superdosagem de hormônio da tireóide, tumores nos testículos ou ovários.

´  Sintomas: Hiperativação do metabolismo, insônia, aumento da freqüência cardíaca, intolerância ao  calor, sudorese, tremores, bócio, etc.

 

Tratamento

´ Medicamentos antitireoidianos

Metimazol (nome comercial =Tapazol) - inibe a produção dos hormônios da tireoide.

´  Beta bloqueadores – para tratar alguns sintomas e a tempestade tiroidiana  ( taquicardia, temperatura corporal elevada, sudorese, etc.)  pode ocorrer durante a remorção da glândula na cirurgia ou por não receber tratamento adequado.

´  Iodo radioativo (I-131) - - utilizado para tratar algumas doenças da tireóide como hipertireoidismo ou como tratamento complementar do CÂNCER de tireóide. Tem sua administração por via oral.

´  Como é feito? o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto).

Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período.

 O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta.

Depois de pouco a radioatividade é eliminada do corpo e o paciente volta a ter uma vida normal.

 

Cirurgia (tiroidectomia)

A cirurgia de tireoide é feita para tratar problemas na tireoide, como nódulos, cistos, aumento exagerado da tireoide ou câncer, e pode ser total ou parcial, dependendo se a glândula é, ou não, retirada completamente.

´ Quando é indicada? Recomendada a cirurgia, quando os medicamentos antitireoidianos ou terapia com iodo radioativo não são apropriados.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com