TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PÓ E TAMISAÇÃO

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: pó

Titulo: A influência do grau de tamisação do pó farmacêutico

Objetivo geral: Analisar a importância do processo de tamisação para determinar o tamanho e a distribuição das partículas da matéria prima pó.

Objetivos específicos:

A relevância da tamisação do ó farmacêutico

Determinar finalidade da utilização do tamis

Analisar a variação e o processo para obtenção de diferentes tamanhos de partículas obtidas a partir da tamisação

Fatores e alterações obtidos a partir do tamanho da partícula

A importância do numero e tamanho do tamis para a obtenção correta do tamanho das partículas.

DESENVOLVIMENTO

Os pós são misturas intimas de fármacos secos e/ou outras substâncias finamente divididas que apesar de ter o uso terapêutico limitado devido a maior facilidade de alterações e dificuldades de mascarar o sabor, é eficiente para dar origem a outras formas farmacêuticas como capsulas e comprimidos. Porém, antes de se tornar um produto farmacêutico a matérias prima deve passar por processamento químico ou farmacêutico para que se obtenham as propriedades ideais para a elaboração de formas farmacêuticas terapeuticamente ativas. (livro do césar)

As partículas que compõem o pó diferenciam-se pelo tamanho, podendo variar de muito finas a extremamente grossas, devido a isso, uma das principais técnicas para a separação dessas partículas é a tamisação. Esse é um processo mecânico, onde as partículas passam por um sistema de peneiras denominado de tamis, para que seja feita a separação das partículas de diferentes tamanhos e desta forma adquirir a partícula da dimensão esperada. (https://www.infoescola.com/quimica/peneiramento/)

Os tamises são peneiras que possuem uma malha pré-estabelecida dispostas de forma decrescente que são formadas por redes com aberturas maiores no topo que diminuem de tamanho gradualmente estabelecendo o tamanho dos grânulos que passarem através dele, ou seja, cada tamis trás uma abertura de malha diferente que é denominada de mesh, portanto quanto maior o numero do tamis, menor será a abertura da malha originando uma partícula extremamente fina. (retirado do artigo: tecnologia dos pós)

Após a agitação são retiradas as frações entre as redes, quando as frações são classificadas a operação passa a se chamar Classificação Granulométrica  de uma substância sólida, isto é, permite determinar o tamanho dos grãos da substância. Por esse motivo existem tamises com diferentes tamanhos de abertura da malha.

Há diferença na morfologia dos cristais, nas características amorfas, na substancia do tamanho partícula onde o tamanho da partícula interfere em vários fatores, ocasionar diferenças substâncias na velocidade de dissolução e sua biodisponibilidade que avaliar a bioequivalência do fármaco, estabilidades de partículas não solubilizadas, quanto menor o tamanho da partícula mais profunda é a penetração no trato respiratório, facilitar a administração da substancia ativa em misturas de pó ou formas solidas garantindo uma distribuição uniforme, aspereza de partículas sólidas em cremes e pomadas.

Existe vários métodos que para determinar o tamanho da partícula, dentre eles está a tamisação no qual é processo destinada a separar, mecanicamente, através das malhas de um tecido apropriado, partículas sólidas com diferentes dimensões e estabelecer as dimensões das partículas que constituem os pós, os quais passa ou é retirada a cada tamis. Os tamises são sobrepostos em ordem decrescente, o pó é colocado no tamis situado acima, os tamises são submetidos à agitação, a quantidade de pó retida sobre cada um deles é pesada e é realizado o cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com