TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ácido Cítrico

Por:   •  18/9/2022  •  Seminário  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Ácido cítrico

O microrganismo utilizado para esta produção foi, em todos os estudos, Aspergillus niger. Os meios de cultura podem ser melaço /junto com a adição de solução de nutrientes à base de nitrogênio, fósforo e potássio) em bagaço de cana, torta de filtro do processamento de cana-de-açúcar, bagaço de maçã ou sacarose com o teor de açúcar variando de 8,5 a 14,0%. A temperatura pode variar de 28 a 30°C, com o meio tendo um teor de umidade em torno de 65 a 88%, e valores de pH entre 5,5 e 5,8. Após 4 a 6 dias, é possível obter um rendimento de 80%. A adição de metanol e/ou hexacianoferrato (agente seqüestrante) ao substrato aumentou o rendimento do processo.

A reação envolvida nesse processo é a fermentação submersa que ocorre quando há presença de água livre e em substratos solúveis, reação comum do caldo de cana de açúcar para a produção de etanol. Essa técnica apresenta, dentre suas vantagens, a maior produtividade e rendimento, menor investimento, menores custos e consumo de mão-de-obra e menor risco de contaminação. Entretanto o processo possui algumas desvantagens como um maior custo de energia, a necessidade de um controle mais sofisticado, e mão de obra especializada.

É comumente conduzida por batelada simples, tanques agitados ou bioreatores aerados que devem ser de aço inoxidável. Os principais controles durante a produção é com a temperatura (25 a 27°C). O substrato diluído e os esporos inoculados em nutrientes são adicionados ao tanque reacional, que deve apresentar constante homogeneização e aeração para que o rendimento do processo possa ser o máximo possível, o controle na aeração também é importante para não haver parada na produção que dura de 5 a 12 dias. Durante o processo é gerado um grande volume de espuma, portanto agentes antiespumantes isentos de erro, cobalto e níquel devem ser adicionados à reação.

Referencias

Bravo, Bruna Baldez. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DA OBTENÇÃO DE ÁCIDO CÍTRICO A PARTIR DO GLICEROL." (2020). Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/12348/1/BBBravo.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com