TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS E BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA O EMAGRECIMENTO

Por:   •  18/2/2018  •  Monografia  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ

FRANCISCO EDIVAN SILVA BARBOSA

RAFAEL SOARES PESSOA

RISCOS E BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA O EMAGRECIMENTO

TERESINA-PIAUÍ

2016

 FRANCISCO EDIVAN SILVA BARBOSA

RAFAEL SOARES PESSOA

RISCOS E BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA O EMAGRECIMENTO

Projeto de pesquisa apresentado a Associação de ensino superior de Teresina AESPI como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em farmácia.

Orientador (a): Msc. Mara Layane Felix

TERESINA-PI

2016


SUMÁRIO

1 PROBLEMA        04

2 HIPÓTESE        05

3 OBJETIVOS        06

3.1 Objetivo Geral        06

3.2 Objetivos Específicos        06

4 INTRODUÇÃO        07

5 JUSTIFICATIVA        08

6 METODOLOGIA        09

6.1 Tipo de pesquisa        09

6.2 Obtenção de dados        09

6.3 Critérios de inclusão        09

6.4 Critérios de Exclusão        09

6.5 Benefícios e Riscos        09

7 REFERENCIAL TEÓRICO        10

7.1 Espécie...................................................................................................10

7.2 Atividades Farmacológicas..................................................................10

7.3 Uso Popular...........................................................................................10

7.4 Constituintes Químicos........................................................................11

7.5 Obesidade..............................................................................................12

8 CRONOGRAMA        14

9 ORÇAMENTO.............................................................................................15 REFERÊNCIAS        16


1 PROBLEMA

De que forma os constituintes químicos do chá verde atuam no organismo?


2  HIPÓTESE

O Chá verde auxilia no processo de emagrecimento.

O chá verde não auxilia no processo de emagrecimento.


3 Objetivos

3.1 Objetivo Geral

Descrever os riscos e benefícios do chá verde para o emagrecimento.

3.2 objetivos Específicos

Pesquisar os principais constituintes químicos do chá verde.

Relacionar os constituintes fitoquímicos com a atividade farmacológica.

Discutir os principais riscos e benefícios do chá verde como emagrecedor.

4 INTRODUÇÃO

Os chás produzidos a partir de folhas de Camellia sinensis L. No mundo, são produzidas anualmente cerca de três bilhões de toneladas de chá, 20% constituem a segunda bebida mais consumida no mundo (KHAN & MUKHTAR, 2007).

Sabe-se que o chá teve seu cultivo iniciado na china por volta de 350 d.c. , em yunnam, dinastias (250-600d.c), e passou a ser consumida como bebida prazerosa. Bodhidhama, o vigésimo oitavo patriarca do budismo fundador do zen que difundiu o costume na china, ao hospedar-se no mosteiro Shao li, iniciou o ritual de oferecer chá ao Buda Sakyamuni e depois compartilhá-lo com outros monges na mesma tigela (RUIZ, 2013).

O Chá Verde é consumido principalmente nos países Asiáticos, aonde seu significado vai além de uma simples bebida, é sinônimo de prosperidade, harmonia, beleza e seu consumo torna-se um ritual de grande importância social e cultural (RATES, 2001 apud CLARKE et al., 2007).

O chá verde tem uma alta quantidade de flavonóides conhecidos como catequinas, capazes de promover a diminuição de peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares e dislipidemias (WOLFRAM, WANG E THIELECKE, 2006; KAO E COLABORADORES, 2006; LIN E LIN-SHIAU, 2006).

Nos últimos anos a obesidade teve um aumento relevante na sociedade, onde alguns profissionais da área estão considerando um grande desafio combater. O chá verde tem sido alvo de apostas para ajudar no tratamento do emagrecimento estimulando algumas enzimas que são responsáveis por controlar o metabolismo das gorduras. O uso de produtos medicinais a base de planta é pratica comum na terapêutica, desde os tempos mais remotos. O mercado de fitoterápicos decaiu com o desenvolvimento dos medicamentos sintéticos no pós-guerra, porém, vem apresentando um crescimento marcante nas ultimas décadas como tratamento alternativo aos medicamentos da medicina convencional (CARVALHO, 2007).


5 JUSTIFICATIVA

Camellia sinensisé um arbusto de pequeno porte, de origem asiática, pertencente à família Theaceae. Apresenta folhas simples, é designado como chá da índia ou chá verde. As folhas frescas recém-coletadas e estabilizadas caracterizam o chá verde. O chá verde se destaca entre uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo e foi utilizado durante séculos como medicamento. Cerca de dois terços da população o consomem todos os dias (LORENZI; MATOS, 2002 apud DUARTE; MENARIM, 2006).

O chá verde é um alimento têm atraído muita atenção nos últimos anos devido a sua capacidade antioxidante e sua abundância na dieta de pessoas por todo o mundo. As substâncias antioxidantes são capazes de inibir a formação de radicais livres e podem ser classificados como enzimáticos ou não enzimáticos, como os compostos fenólicos (flavonoides), vitamina E, C (HALLIWEL, 2001 apud ASOLINI et al., 2006).

Na literatura encontra-se estudo realizado em uma população japonesa residente no Rio de Janeiro, onde se verificou que o consumo diário de chá verde, associado a outras características da dieta japonesa, proporciona a redução dos riscos de câncer e doenças cardiovasculares, associado com a longevidade dessa população (FARIA, SANTOS, VIANA, 2006).

Vários estudos têm demonstrado que as catequinas presentes no chá verde podem exercer um papel benéfico em diversas morbidades. Alguns estudos já apresentaram dados controversos, mas as maiorias das pesquisas têm demonstrado resultados positivos em relação ao uso do chá verde, principalmente na ação benéfica dos flavonóides do chá sobre o risco cardiovascular. (CABRERA C, ARTACHO R, GIMENEZ R, 2006 apud SALGADO JM, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com