TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propranolol

Artigo: Propranolol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Propranolol

1. Ações:

Cardiovascular: atua na diminuição do débito cardíaco, apresentando efeitos tanto inotrópico negativo como cronotrópico negativo. A bradicardia resultante em geral limita a dose do fármaco. O débito, o trabalho e o consumo de oxigênio cardíacos são reduzidos pelo bloqueio dos receptores β1 . Estes efeitos são úteis no tratamento da angina. Os β-bloqueadores são eficazes em atenuar as arritmias cardíacas supraventriculares, mas em geral não o são nas arritmias ventriculares.

Vasoconstrição periférica: O bloqueio dos receptores β impede a vasodilatação mediada pelos receptores β2. A redução do débito cardíaco provoca diminuição da pressão arterial. Esta hipotensão causa vasoconstrição periférica reflexa, que por sua vez reduz o fluxo sanguíneo na periferia. Em compensação, nos pacientes hipertensos registra-se uma redução gradativa da pressão arterial tanto sistólica quanto diastólica. Não ocorre hipotensão postural, pois não são afetados os receptores α1- adrenérgicos, que controlam a resistência vascular.

Bronconstrição: o bloqueio dos receptores β2 pulmonares em pacientes suscetíveis causa contração da musculatura lisa bronquiolar, o que pode precipitar uma crise respiratória em pacientes com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Os β-bloqueadores são, portanto, contra-indicados para pacientes asmáticos.

Aumento da retenção de sódio: a queda da pressão arterial provoca diminuição da perfusão renal, o que resulta em aumento da retenção de sódio e aumento do volume de plasma. Em certos casos esta resposta compensatória tende a elevar a pressão sanguínea. Nestes pacientes, os bloqueadores β são usualmente combinados a um diurético para evitar a retenção de sódio

Distúrbios do metabolismo da glicose: o bloqueio β provoca diminuição da glicogenólise e redução da secreção de glucagon. Assim, se for necessário administrar propranolol a um paciente diabético dependente de insulina, é essencial proceder à cuidadosa monitorização de sua glicose sanguínea, porque após a injeção de insulina pode haver profunda hipoglicemia. Os bloqueadores β também atenuam a resposta fisiológica normal à hipoglicemia.

Bloqueio da ação do isoproterenol: todos os β-bloqueadores, inclusive o propranolol, tem um efeito de bloquear as ações do isoproterenol no sistema cardiovascular. Assim, em presença de um β-bloqueador, o isoproterenol não causa as reduções típicas de pressão arterial média e pressão diastólica, nem provoca estimulação cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com