TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suspensões

Tese: Suspensões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 4

modelo de relatório de aulas praticas em farmacotécnica.

primeira aula. soluções (ex.lidocaina 2%)

1. INTRODUÇÃO

1. Suspensões

São sistemas heterogêneos em que a fase externa ou contínua é líquida ou semi-sólida e a fase interna ou dispersa é constituída por partículas sólidas insolúveis no meio utilizado. Nessas formas, o fármaco é conhecido como fase dispersa, enquanto que o veículo é denominado fase dispersante. Em conjunto, produzem um sistema disperso.

A estabilidade das suspensões pode ser apreciada dos pontos de vista físico, químico e microbiológico. Assim, uma suspensão deve manter-se em dispersão homogênea durante um período de tempo o maior possível, sendo facilmente redispersíveis por agitação dos precipitados que eventualmente se formem. Por isso, devem-se rotular as suspensões líquidas com a indicação “agite antes de usar”. As suspensões semi-sólidas, como as pomadas e as geléias, não têm necessidade de tal procedimento.

A estabilidade química depende de vários fatores (fármacos, agentes suspensores, molhantes, temperatura de conservação, luz, pH, etc.), sendo, em regra, melhor do que a das soluções dos fármacos correspondentes. De acordo com algumas reações, a velocidade de degradação é independente da concentração do fármaco.

Além do mais, o contato prolongado entre as partículas sólidas de fármaco e o meio de dispersão poder ser consideravelmente diminuído, garantindo maior durabilidade, preparando-se a suspensão logo antes da administração ao paciente.

2. OBJETIVO

Aprender como é realizada a manipulação de suspensão de Carboximetilcelulose.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Material e Matérias-primas

Água destilada

Álcool 70%

Balança Eletrônica

Bastão de Vidro

Béquer de 250 mL

Béquer de 500 mL

Carbonato de Cálcio

Carboximetilcelulose

Colher de sopa de inox

Espátula de inox

Espátula Pão Duro

Gral e Pistilo de Porcelana

Nipagin

Nipazol

Peneira

Pote Plástico

Proveta de 100 mL

Placa Aquecedora

3.2 Procedimento

Foram realizados os cálculos farmacotécnicos para uma suspensão de Carboximetilcelulose contendo:

Carboximetilcelulose 1%.......................................................................................................... 1,00gÁgua destilada qsp............................................................................................................... 100 mLNipagin 0,1%.............................................................................................................................0,10gNipazol 0,2%.............................................................................................................................0,20g

Para o procedimento de manipulação foi imprescindível a utilização da paramentação adequada como: Avental, luvas, touca e máscara descartáveis, conforme as orientações concedidas pelo professor e a norma de Boas Práticas de Manipulação.

Após os cálculos, realizou-se a assepsia de bancada com papel toalha e álcool 70% e a utilização do papel barreira sobre a bancada. Os constituintes foram pesados separadamente na balança analítica, cada substância em seu respectivo béquer.

Iniciando-se a preparação da formulação, a mesma seguiu-se da seguinte forma:

1° passo: Depositou-se 100 mL de água destilada em um béquer;

2° passo: Colocou-se o béquer sobre a placa de aquecimento, e deixou-se esquentar sem levantar fervura;

3° passo: Com o auxílio da espátula de inox pesou-se na balança eletrônica 0,10g de Nipagin, enquanto o 2° passo estava em processo;

4° passo: Com o auxílio da espátula de inox pesou-se na balança eletrônica 0,20g de Nipazol, enquanto o 2° passo estava em processo;

5° passo: Com o auxílio da colher de inox pesou-se na balança eletrônica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com