TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vancomicina

Artigo: Vancomicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

VANCOMICINA

É um glicopeptídeo, da família das tetraciclinas, que tem uma ação bactericida por inibir à síntese do peptidoglicano constituinte da parede celular. Logo ocasiona alteração da permeabilidade da membrana citoplasmática.

Vancomicina é um antimicrobiano de uso restrito, isto é, pode ser suspenso após avaliação da equipe médica. Indicada em situações muito particulares conforme dados epidemiológicos do paciente e da unidade de tratamento do hospital. São prescritos nos seguintes cenários atuais:

1- Tratamento de infecções sistêmicas ou dermatológicas causadas por germes gram positivos resistentes aos beta- lactâmicos como, por exemplo: enterococos, corimeformes;

2- Neutropenia febril grave, com febre e instabilidade hemodinâmica;

3- Alternativa para tratamento gram positivos para pacientes com história de hipersensibilidade grave aos beta – lactâmicos;

4- Tratamento da colite pseudo-membranosa, em caso de falha com metronidazol. (lembrar que nesses casos a melhor via de administração é a via enteral – enema).

5- Profilaxia para endocardite ou cirurgias ortopédicas;

6- Profilaxia cirúrgica em procedimentos envolvendo implante de próteses ou dispositivos em momentos que tivermos com uma elevada prevalência > 20% das infecções causadas por MRSA.

POSOLOGIA

A dose de vancomicina deve ser ajustada baseada no peso corporal (Kg). A droga deve ser infundida em forma lenta ( 0.5 – 1h) para a prevenção da síndrome do homem vermelho. A dose de vancomicina é de 30mg/Kg/dia e deve ser administrada a cada 12 horas em paciente com função renal normal.

VIA DE ADMINISTRAÇÃO

Deve ser administrada por via intravenosa IV, ser diluída previamente em 10 ml de água destilada e infundida em 100 a 250ml de soro fisiológico 0,9%, por 60 minutos.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

- Jamais administrar por via intramuscular IM, pois trata-se de uma droga altamente irritante que além de ser muito dolorosa, pode causar necrose tecidual.

- Verificar histórico de alergia antes de administrar o medicamento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Hospital Universitário Pedro Ernesto – Coordenadoria de Controle Hospitalar

www.hupe.uerj.br/Administracao/AD_coordenacao/..._/vancomicina.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com