TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.164 Palavras (25 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP-TATUAPÉ

BIOSSEGURANÇA

Introdução

Neste trabalho abordaremos a temática de biossegurança, um tema de trato multidisciplinar e que tem por princípio a não maleficência à vida humana, vegetal, animal e do meio ambiente.

Biossegurança ou segurança biológica, refere-se a observância de procedimentos de segurança na manipulação de organismos geneticamente modificados, com a finalidade de proteger o ecossistema e preservar a saúde e a vida humana. Concerne à aplicação do conhecimento, técnicas e equipamentos com a finalidade de prevenir a exposição do trabalhador, laboratório e ambiente à agentes potencialmente infecciosos ou bioriscos. Segundo o ministério da saúde (2010) - “A biossegurança compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Desta forma, a biossegurança caracteriza-se como estratégica e essencial para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável sendo de fundamental importância para avaliar e prevenir os possíveis efeitos adversos de novas tecnologias à saúde. ”

No que diz respeito aos profissionais de saúde, a biossegurança preocupa-se com as instalações laboratoriais, as boas práticas em laboratório, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e até mesmo a qualificação da equipe de trabalho. Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposição a agentes patogênicos, além, é claro, de riscos físicos e químicos. Apesar de muitos profissionais considerarem a biossegurança como normas que dificultam a execução de seu trabalho, são essas regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias.

Uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos. Elas sempre devem ser lavadas antes do preparo e da ministração de medicamentos e do manuseio do paciente. Apesar de simples, essa é uma das medidas que mais evitam a propagação de doenças. Os profissionais de saúde também devem ficar atentos aos seus equipamentos de proteção, tais como jalecos e aventais, que devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas ou mesmo refeitórios e copas no interior da unidade de saúde. Além disso, é importante não abraçar.

Pessoas ou carregar bebês utilizando jalecos, uma vez que existe o risco de contaminá-los. Apesar de ser uma recomendação conhecida por todos os profissionais da saúde, é muito comum observar essas pessoas utilizando jalecos em áreas públicas e transportando-os de maneira inadequada.

Issopode ocasionar o transporte de agentes patogênicos para fora das unidades de saúde, podendo causar doenças na população. Um ponto importante e que merece destaque é a propagação de bactérias resistentes, que normalmente são encontradas restritas ao ambiente hospitalarem, porém podem ser facilmente levadas até a população em virtude da falta de conhecimento dessas normas de biossegurança. As luvas também são um dos equipamentos de proteção que merecem destaque. Elas devem ser usadas sempre que necessário e trocadas após cada procedimento. Após a remoção, é fundamental dar a destinação correta a esse material, assim como a todos os materiais que tiveram contato com material biológico. O descarte correto é extremamente importante para a segurança de todos. Um exemplo clássico de despreparo em relação à biossegurança foi o acidente com Césio 137, em que um aparelho de radioterapia foi abandonado em uma clínica desativada. O descarte inadequado causou consequências graves à população goianiense que ficou exposta à radiação.

Destarte biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o meio ambiente.

Visita na Clinica

A Clínica Ortopédica da Penha recebe desde crianças a partir de 10 anos até adultos, sem limite de idade. Foco principal em fraturas, sendo também muito frequentes tendinite e bursites, assim como muitos pós-operatórios. A falta de espaço impede que a clínica possa aumentar tanto a área de atuação (trabalhar com outras especialidades) como o público alvo (construção de espaço lúdico para crianças abaixo de 10 anos).

Apresentam um método que visa zerar a fila de espera, atendendo cerca de 300 pacientes por dia. Se preocupam muito com o contato, assim como esclarecer a situação do paciente e deixá-los cientes do que ocorre em seu corpo, como funciona o tratamento e qual o seu objetivo, visando incentivá-los a participar de forma efetiva do mesmo e, quando possível, fazer o tratamento além do ambiente fisioterapêutico. Fora isso, a “humanização” das consultas procura avaliar de forma mais ampla e analisar condições que, por vezes, podem não estar presentes no diagnóstico, na tentativa de fazer um tratamento da forma mais completa possível.

A clínica está com um projeto de ampliação que procura dar início à área esportiva no local. Patrícia, a Fisioterapeuta Responsável que nos orientou durante este trabalho, disse que muitos são os casos de pessoas que entram em contato com tal objetivo e, devido sua ausência, acabam deixando o tratamento de lado e acabam piorando o quadro, e voltam posteriormente com uma situação mais grave.

Durante a visita, algumas questões foram pontuadas sobre alguns dos temas de enfoque da pesquisa, sendo eles positivos e negativos, que mostram a realidade de uma clínica muito bem estruturada, porém com alguns pontos a serem melhorados.

Em relação aos riscos existentes, estavam ocorrendo problemas com a fiação. Alguns equipamentos que estavam com defeito estavam gerando curtos e soltando faíscas. Foi trocada toda a fiação e colocados novos quadros de força, mais modernos e em melhor estado.

Outro problema é que, na porta que dá acesso à área de cinesioterapia, há um degrau que apresenta grande dificuldade e perigo aos pacientes, aumentado as chances de risco de acidentes, assim como a ausência de antiderrapantes em uma das rampas do local, que foram colocados apenas recentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com