TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Degeneração Hidropica

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade Anhanguera-São José-SC

Curso de Fisioterapia

Disciplina de Patologia

Prof. Jorge Américo

Acadêmica: Viviane Nilzete Tomaz Vieira

DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA

Identifique sobre o infarto:

1.Demonstrar o (s) mecanismo (s) que levam a Degeneração Hidrópica

R:Degeneração hidrópica (edema celular ou degeneração vacuolar) é a primeira manifestação de quase todas as formas de dano celular. É o acúmulo de água nas células, onde mal funcionamento da bomba de sódio (Na⁺) e potássio (K⁺) fará com que haja uma desregulação hidroeletrolítica. O Na⁺ ficará retido intracelularmente e o K⁺ extracelularmente.O Na⁺ em excesso na célula promoverá a rápida entrada de água, causando assim, o chamado EDEMA CELULAR. A ausência de K⁺ na célula, contribui para uma disfunção da mitocôndria, agravando o caso de degeneração hidrópica.

2.Citar três causas dessa degeneração, fazendo uma relação das patologias citadas com os mecanismos que levam a degeneração hidrópica.

R: A degeneração hidrópica pode acontecer por varias causas:

A primeira é por meio da hipertermia exógena ou endógena, fazendo com que haja aumento do consumo de ATP, podendo influenciar na integridade das bombas.

A segunda pode acontecer por agentes tóxicos ou mesmo pelo influxo de cálcio, sendo estes agentes responsáveis por agirem diretamente nas membranas (ativando as fosfolipases), assim como agressores geradores de radicais livres e o cálcio intracelular, que ativa várias enzimas lesivas.

 A terceira é por meio da hipóxia é um dos principais mecanismos para que ocorra a degeneração hidrópica, devido à perda da capacidade de produzir ATP por parte das mitocôndrias, impedindo assim a célula de utilizar o seu principal meio de obtenção de energia. Essa hipóxia pode acontecer diretamente pela falta de oxigênio chegando aos tecidos ou por inibidores da cadeia respiratória e desacopladores da fosforilação mitocondrial.

Por último, também pode acontecer devido a substâncias inibidores da bomba de Na-K-ATPase.  

 Todas essas situações causam retenção de sódio e consequentemente de água, gerando tumefação celular, que se inicia com o retículo endoplasmático e com dilatação das cisternas, aumentando a pressão osmótica intracelular.  Essas células se apresentam com aspecto granuloso, devido às organelas saírem de seus locais “originais” e se fixarem em locais distintos, formando pequenos vacúolos de água no citoplasma em estágios mais avançados que podem ser confundidos com esteatose, citoplasma acidófilo e coloração pálida.  

Macroscopicamente podemos visualizar aumento do peso e do volume do órgão, além de apresentarem coloração mais pálida, devido à diminuição da perfusão do órgão em questão pela compressão dos capilares. Microscopicamente observa-se redução das microvilosidades, expansão mitocondrial, bolhas na membrana plasmática, dilatação reticular, contração da matriz mitocondrial e condensação cromática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (332.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com