TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença do Vitiligo

Por:   •  17/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Vitiligo Resenha:        

O Vitiligo caracteriza-se por manchas hipocrômicas ou acrômicas, podendo ser bilaterais e simétricas na pele. É um distúrbio genético que se manifesta dependendo da situação imunológica em que o paciente se encontra. Ocorre em virtude da diminuição ou ausência de melanócitos na epiderme (que leva a perda da coloração da mesma). Sua causa possui três teorias (teoria imunológica, teoria citotóxica e teoria neural) sendo a mais provável relaciona com a destruição dos melanócitos por mecanismo auto-imune.

No Vitiligo todas as raças podem ser afetadas pela doença, seu aparecimento pode ser precoce tendo inicio na infância ou na idade adulta jovem, com um pico de início entre 10-30 anos. Ambos os sexos são igualmente afetados. As lesões inicialmente são hipocrômicas, em seguida se instala a mancha acrômica com limites nítidos, geralmente com bordas hiperpigmentadas sendo  o crescimento da mancha centrífugo.  Em geral a pele apresenta-se sem descamação e alteração na consistência. Devido a ausência de melanina a pele torne-se desprotegida contra os raios solares, ocasionando queimaduras com maior facilidade. As áreas de tendência de distribuições são face, punhos, dorso dos dedos, genitália, dobras naturais da pele e eminências ósseas (cotovelos, joelhos).

O vitiligo pode se manifestar em formas segmentar ou unilateral (que manifesta-se apenas uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Pelos e cabelos também podem perder a coloração, não segmentar ou bilateral  esse é o tipo mais comum, manifesta-se nos dois lados do corpo, por exemplo, duas mãos, dois pés, dois joelhos. As manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz, boca. Pode ocorrer ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois há períodos de estagnação. Estes ciclos ocorrem durante toda a vida; a duração dos ciclos e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo. Para diagnosticas pode ser feito a biopsia cutânea onde vai revelar a ausência completa de melanocitos nas zonas afetadas, exceto nos bordos da lesão, e o exame com lâmpada de wood é  fundamental nos pacientes de pele branca, para detecção das áreas de vitiligo.

 O vitiligo pode ser dividido em dois grandes grupos, o vitiligo localizado e o generalizado. O tratamento visa cessar o aumento das lesões (estabilização do quadro) e também a repigmentação da pele. Em seu tratamento clinico pode ser feito o uso de corticoides tópicos e medicamento orais como corticoides ou psoraleno. A terapia oral e tópica é uma das melhores associações, além do uso de corticosteroide e repigmentação da pele. Temos ainda a terapia cirúrgica, a micro pigmentação, pseudocatalase, helioterapia, radiação ultravioleta B, fenilalanina tópica e sistêmica, antioxidantes, imunomoduladores e a despigmentação.

A fisioterapia dermatofuncional dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida. No tratamento é indicado diversos recursos para o tratamento como a fototerapia, leiser de baixa potencia, LED entre outros.

Conclusão

A traves da resenha proposta na disciplina, pude ter um maior conhecimento sobre o Vitiligo e seu tratamento, ficando claro que o mesmo é uma doença que tem origem desconhecida e não tem cura, tendo como  causa a perda da melanina produzida pelos melanócitos, na literatura ao relato que são vários os fatores que desencadeante para a doença como a autoimunidade, fator hereditário, ambientais. Consta também que os pacientes portadores de vitiligo devem ser orientados sobre os cuidados com a pele, pois os mesmo tem constantemente destruição dos melanócitos, tornando a pele sensível e susceptível a doenças de pele, como câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com