TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pneumografia

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO: PNEUMOGRAFIA

1. Introdução:

A pneumografia é um experimento realizado para determinar as variações das ações respiratórias. Na aula prática do dia 10/04/2018 foram realizados testes com 6 alunos, sendo 2 para cada grupo, com o objetivo de discriminar as diferenças gráficas entre os indivíduos testados e para que houvesse o entendimento do sistema respiratório em situações diferentes e como varia de um individuo para o outro.

2. Metodologia:

Para realizar o experimento da pneumografia foram escolhidos 2 (dois) indivíduos do grupo, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. O primeiro indivíduo do sexo feminino foi submetido ao teste, sentada, foi anexado ao seu tórax o pneumógrafo, na altura dos mamilos, com pressão adequada para o teste.

A primeira execução foi a respiração normal, não forçada, durante 1 (um) minuto, e seguindo os procedimentos, o exercício seguinte foi, a pessoa que estava sendo testada, solucionar um problema matemático. Após, foi solicitado que o indivíduo realizasse a leitura de um texto qualquer, e continuando o experimento, foi ordenado ao indivíduo que, nesta ordem, tossisse, espirrasse, risse, assobiasse e bocejasse.

Após a realização destes testes, seguimos para a execução dos testes em apnéia, onde o indivíduo foi ordenado a parar de respirar espontaneamente, sem hiperventilar previamente, pelo máximo de tempo suportado. Em seguida, foi solicitado que o indivíduo hiperventilasse, de 4 (quatro) a 5 (cinco) respirações fortes, e iniciasse novamente a apnéia, até o máximo suportado novamente.

Para finalizar o experimento, o último passo realizado foi com a utilização de odores, para determinar os efeitos dos mesmos na respiração. Foram utilizados 3 (três) odores distintos, sendo eles odores de Álcool, Ácido acético e Perfume(sem marca descriminada). Cada odor foi aplicado por curto período de tempo, apenas para verificar as variações ocorridas em cada um.

O segundo indivíduo testado, do sexo masculino, seguiu os mesmos padrões do experimento, e a mesma ordem.

3. Resultados e Discussão:

Para a primeira parte do experimento, houve pequena variação das ondas respiratórias representadas no papel esfumaçado. Sendo elas em grande maioria curtas e constantes.

No segundo experimento, cálculo matemático, foi perceptível a alteração das ondas, que perderam sua amplitude, mas aumentaram sua freqüência. Ocasionado pela concentração na resolução, á diminuição da intensidade respiratória.

No terceiro experimento, leitura de texto, houve um padrão em ambos os testados. Um movimento expiratório enquanto o indivíduo se mantém lendo e uma súbita inspiração quando á pausa, no caso, quando é aplicada a pontuação textual. Sendo possível identificar no papel esfumado facilmente na inspiração, pois é a fase mais alterada.

O quarto experimento possui resultados variados, sendo movimentos inspiratórios (na minoria das vezes) a risada e o assobio, e o movimento expiratório a tosse. Para os movimentos mistos, envolvendo inspiração e expiração, temos o espirro e o bocejo.

Na apnéia sem hiperventilação, houve uma diferença de tempo menor entre os dois indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com