TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

A variedade de riscos é muito ampla devido a presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis em laboratórios,  além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura (estufa e mufla), radiações e ainda trabalhos

que utilizam agentes biológicos e patogênicos.

Vejamos alguns riscos:

Riscos Químicos:  Os riscos químicos são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa, e classificam-se em: Poeiras, fumos, névoas, gases, vapores (aerodispersóides), neblinas e substâncias químicas em geral. As substancias químicas podem provocar vários tipos de danos à saúde, mas a primeira condição para que elas provoquem algum dano é que entrem em contato ou penetrem no nosso corpo, através da:  
- Via respiratória: o ar entra pelo nosso nariz e junto com ele podem vir as várias substancias químicas que estiverem no ambiente

- Via dérmica: direto na pele ou penetrando nela

- Via digestória: Em geral ocorre acidentalmente, por contaminação quando se tem o habito de comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho.

A ação da substancia no corpo, vai depender das características químicas, como:
Acido forte (muriático): pode ocorrer queimaduras na pele, se o ácido cair na mão ou outra parte do corpo, ou queimaduras no nosso nariz, até na garganta, se respirarmos o gás que sai do frasco. Tinta com solvente: ao respirar o vapor que sai da tinta, pode gerar dor de cabeça, tontura, enjoo, sentir dificuldade para dormir, fraqueza e com o tempo pode ter perda de memoria e outros sintomas que podem ser devido ao solvente.
Narcóticos: produzem inconsciência (clorofórmio, éteres, álcoois, acetonas)

 Asfixiantes: impedem o organismo de obter ou utilizar o oxigênio do ar atmosférico (monóxido de carbono, metano, acetileno, etc). Causam: dores de cabeça, náuseas, sonolência, convulsões, coma, morte.

Irritantes e corrosivos: Provocam alterações na pele ou mucosa (ácidos e bases)

Anestésicos: a maioria dos solventes orgânicos, causa ação depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos órgãos e ao sistema formador do sangue e outros. Ex: cutano, aldeidos, cetonas, cloreto de carbono, tricloroetileno, benzeno, tolueno, xileno, álcoois.

Teratogênicos: produzem malformações no feto (substancia radioativas)

Fumos metálicos: doenças pulmonares obstrutivas crônicas, febre de fumos metálicos e intoxicações específica, de acordo com o metal. Ex: soldagem, derretimento de chumbo

Medidas de controle: Proteção coletiva, ventilação e exaustão do ponto de operação, substituição do produto utilizado por outro menos tóxico, redução do tempo de exposição, conscientização dos riscos no ambiente. Chuveiros de emergência, lava-olhos, extintores de incêndio, capelas de exaustão e proteção individua, luvas, óculos, mascaras, botas, aventais, etc.


Riscos Físicos:  São Riscos Físicos várias formas de energias, sendo elas:

Ruído: São sons que trazem para o homem uma sensação desagradável e/ou insuportável, devido sobretudo aos incômodos, a fadiga, perturbação e não a dor que pode produzir. O valor Limite de exposição definido é de 87 dB(A) acima dos quais nenhum trabalhador pode estar exposto. é também considerado um valor limite de exposição, a exposição a ruídos de pico de 140 dB(C).
As consequências dessa exposição podem levar a surdez, fadiga nervosa, depressão, irritabilidade, hipertensão, alteração dos ritmos cardíacos e da respiração, perturbações gastrointestinais, alteração da visão noturna, dificuldades na percepção das cores.

Temperaturas Excessivas:
 Altas temperaturas como o calor, provocam desidratação, erupções na pele, caibras, fadiga física, distúrbios neurológicos, problemas cardiovasculares, insolação, aumento da pulsação, etc. As baixas temperaturas causam feridas, necrose na pele, enregelamento, agravamento de doenças reumáticas, problemas respiratórios, etc.

Vibrações: são agentes físicos nocivos produzidos por certas maquinas, equipamentos e ferramentas vibrantes, que atuam por transmissão de energia mecânica, emitindo oscilações com amplitudes perceptíveis. As vibrações encontram-se presentes em quase todas as atividades em construções, obras, industrias extrativas, exploração florestal, fundições e transportes. Podem ser localizadas em determinadas parte do corpo, como mão - braço, e em alguns casos no corpo inteiro. Essas vibrações causam cansaço, alterações neurovasculares, problemas articulares, osteoporose, problemas urológicos, problemas na coluna, artrite, problemas digestivos, lesões ósseas, etc.

Radiações: são formas de energia que transmitem-se por ondas eletromagnéticas, a absorção das radiações pelo organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões. São dividas em dois grupos: Ionizantes: Raio X, Radioterapia. Estas causam alterações celulares, câncer, fadiga, problemas visuais, etc.

Não ionizantes: Infravermelhos, UV, microondas, Raios Laser, etc. Estas causam: queimaduras, lesões nos olhos, na pele e em outros órgãos.


Pressões Anormais: Ambientes Hipobáricos: Baixas Pressões <1 atm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com