TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 CUIDADOS DE BIOSSEGURANÇA

 A biossegurança unida a uma gestão de qualidade acarreta conceitos de boa praticas que constituem em um sentido amplo e permite materializar no cotidiano o sistema de qualidade da empresa. Essas praticas compreendem o cumprimento das normas para controle, condutas, e um bom alcance de um nível satisfatório de segurança diante dos riscos capazes de acontecer envolvendo tanto o profissional quanto o cliente/paciente e ate  mesmo o meio ambiente.

Para que essas boas praticas sejam concretizadas é necessário estratégias de motivação, participação, comunicação e solidariedade.Portanto para o gerenciamento  de riscos devem ser estabelecidas de inicio algumas formas de inspeção nas diferente unidade do estabelecimento. Se identificados esses riscos devem ser avaliados a fim de estabelecer medidas preventivas. A pratica  dessas medidas deve ser fixada há um plano de biossegurança elaborado especificamente para cada estabelecimento e a partir da execução desse plano, os riscos deve ser eliminados, ,minimizados ou previnidos.

Na área de estética e cosmetologia há diversos riscos potenciais podem ser identificados e classificados como biológico que envolvem bactérias, fungos, parasitas e protozoários. Os riscos químicos que destacam-se substancias que podem entrar em contato com o organismo por via respitatória, absorvidos pela pele ou por ingestão na forma de gases, vapores, neblinas e poeira.E os riscos físicos que são definidos como forma de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, cujos agentes mais comuns são ruídos calor, vibrações, radiações, ultrasson e infrasson.

Conforme mencionado, a maioria  dos riscos pode ser prevenida, minimizada ou eliminada por meio da adoção de medidas adequadas de biossegurança.(RAMOS,2010)

RAMOS,Janine.Biossegurança: em estabelecimentos de Beleza e Afins. 5º edição. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. Atheneu, 2010.

Uma outra definição de biossegurança é a prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais apresenntadas como a união de medidas técnicas, administrativas, educacionais e medicas empregadas para previnir algum tipo de acidente  nos ambientes biotecnológicos, clinicas e hospitalares.

No Brasil se tornou lei nº9.431 no dia 06 de janeiro de 1997, essa lei dispõem a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do pais um certo programa de controle de infecções, que abrange relações com a promoção de saúde no meio ambiente,na comunidade e no ambiente de trabalho.

Há medidas de biossegurança que são tomadas para que não haja nenhum tipo de contaminação como os equimpamentos de proteção individual EPI que formam uma barreira de proteção contra os agentes que já citamos acima, reduzindo o contato com matérias orgânicas, seu uso é obrigatório dentro de ambientes como hospitais, clinicas, laboratórios e etc. Além do uso desses equipamentos devem ser seguidos cuidados com imunização feita por meio de vacinas, que vão reduzir os riscos de infecções  e programar os cuidados com o ambiente que limita a propagação de microorganismos.

O vestuario também é de extrema importancia, roupas limpas, sapatos fechados, o uso de adornos não é recomendado por conta de agentes contaminantes. A lavagem das mãos constitui a ação básica mais importante para a prevenção pois a pele é densamente povoada por microorganismos que podem ser facilmente removidos com a adequada lavagem das mãos. E por fim a higienização do ambiente pois na área da saúde os cuidados quanto a esterilização dos instrumentos é extremamente importante para  o controle da infecção. As possibilidades de contaminação pode ser reduzida se o profissional, idependente da especialidade distinguir o ambiente de atuação e o risco potencial de transmissão dos instrumentos e matérias utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com