TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cistografia

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Cistografia

Professora: Bruna 
Alunos:
Felipe Duarte, Rosana Bento, Kirlaine Henrique, Greiceane Moura
Data:
06/08/2015


  • O que é Cistografia?

A cistografia é um procedimento diagnóstico que utiliza imagens de raios X contrastados para examinar a dinâmica urinária da bexiga. Para isso, uma substância radiopaca é injetada na bexiga, através de um cateter introduzido pela uretra (com anestésico em gel) após a micção, o que faz com que o órgão possa ser visto mais claramente. Em seguida são tomadas radiografias da bexiga.[pic 2]

  • Para que serve?

Pode haver várias razões para o médico recomendar a cistografia. Ela pode ser realizada para pesquisar a causa de hematúria, de infecções recorrentes do trato urinário, de suspeita de ruptura vesical ou para avaliar o estado do sistema urinário. Realizada também em pacientes com tumores, divertículos, cálculos vesicais e fistula de bexiga. A cistografia também pode ser usada para avaliar as causas de problemas como o esvaziamento da bexiga, a incontinência urinária, obstruções e estreitamentos dos ureteres ou da uretra, bem como o crescimento da próstata. Ela pode ainda ser realizada antes e depois de certas operações da coluna vertebral para avaliar possíveis problemas com os nervos da bexiga a partir da espinha ou após um trauma e para avaliar um eventual dano à parede da bexiga. A cistografia pode indicar a qualidade do esvaziamento da bexiga durante a micção e se há refluxo da vesícula para os ureteres e para os rins.

  • Parte anatômica.

Nosso sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Dos cerca de 5 litros de sangue bombeados pelo coração a cada minuto, aproximadamente 1.200 ml, ou seja, pouco mais de 20% deste volume flui, neste mesmo minuto, através dos nossos rins. Trata-se de um grande fluxo se considerarmos as dimensões anatômicas destes órgãos. O sangue entra em cada rim através da artéria renal.[pic 3]

  • Tipo de contraste usado.

O tipo de contraste comumente usado para a realização da cistografia é o iodado. Contrastes iodados são os que contêm iodo (I) como elemento radiopaco em sua fórmula.

  • Função do contraste e a via de administração.

Nos exames de raios X, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas por causa da opacidade dos tecidos (exemplo: tecido ósseo). Outros órgãos apresentam densidade semelhante em toda estrutura anatômica, impedindo sua perfeita visualização (exemplo: rins, estômago, intestino, cápsula articulares, etc.).

Para esses exames é necessário o uso de contrastes radiológicos, que são substâncias químicas que servem para opacificar o interior de órgãos que não são visíveis no raio X simples. Na cistografia a via de administração do contraste é a endocavitária. Isto significa que o meio de contraste é ministrado por orifício natural que se comunica com o meio externo, no caso a uretra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (330.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com