TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermatofuncional

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 8


INTRODUÇÃO 

A cada dia mais vem crescendo uma área que antes era pouco conhecida que é a fisioterapia estética, dia após dia  que é a  atual fisioterapia dermato funcional, como as outras áreas ela vem mostrando que vai além de somente caprichos estéticos e sim para ajudar na reabilitação e prevenção de algumas patologias , além de tudo visando também o bem estar e a autoestima do paciente . Graças a evolução que encontramos hoje em dia , a fisioterapia Dermato funcional conta com vários tipos de técnicas , desde as mãos do terapeuta até instrumentos e aparelhos computadorizados. A pós uma avaliação o terapeuta irá observar e decidir com atenção o melhor tratamento para cada tipo de paciente. 


RECURSOS USADOS NOS TRATAMENTOS DERMATOS-FUNCIONAIS

A Fisioterapia dermato-funcional é uma especialidade que possui  vários  recursos no tratamento das disfunções dermatológicas, que inclui tratamento facial e corporal que vão além da estética. Tem como  objetivo de ajudar também  na saúde, atingindo assim o  bem-estar do paciente. Dentre as principais técnicas para atingir essas  finalidades, citamos os recursos manuais, cisesioterápicos e os eletro-foto-terápicos a seguir. 

MASSAGEM CLÁSSICA


A massagem clássica é uma técnica manual que promove uma compressão rítmica do corpo, visando o relaxamento muscular ,tem o propósito de se obter efeitos terapêuticos. Essa técnica manual atua nos diversos tipos de tecidos, como o muscular e o circulatório . Dentre os recursos utilizados nessa área, a massagem clássica ganha destaque pela grande variedade de técnicas. As técnicas são divididas em : Deslizamento , amassamento , rolamento, tapotagem , fricção e alongamento.. Sendoassim tem  seus principais efeitos terapêuticos:
Efeitos metabólicos: A massagem estimula o metabolismo, que causa  o aumento da circulação sanguíne onde se é aplicada e aumenta  a oxigenação celular do local.
Efeitos circulatórios: Ocorre um aumento da circulação com a massagem , causando hiperemia cutânea, aumento de temperatura, ocorrendo uma nutrição tecidual, eliminando inflamação.
Efeitos mecânicos: Os movimentos que envolvem compressão, tração, estiramento, pressão e fricção causam efeitos mecânicos nos tecidos, evolvendo as redes receptoras das terminações nervosas, estimulando os plexos dos receptores nas terminações nervosas.
Efeito muscular: Devido os benefícios circulatórios A massagem causa uma grande  recuperação muscular e diminuição da fadiga.
Efeitos psicológicos: Dentre os efeitos a massagem, traz benefícios psicológicos como alivio do estresse e da ansiedade, gerando o bem-estar a o paciente.

DRENANGEM LINFÁTICA 


A Drenagem Linfática é  uma técnica de massagem manual que auxilia no sistema linfático e a acelera sua circulação, evitando acúmulos de plasma sanguíneo no meio intersticial prevenindo o edema e a fibrose. Essa técnica consiste em estimular os gânglios linfáticos e liberar o linfócito T. Quando a linfa passa pelos linfonodos microorganismos são retidos. 
Essa técnica é uma massagem de Mão única em sentido centrípeto , em direção ao coração, direcionando a linfa a circulação. Esse tipo de técnica  devem ser realizadoscom movimentos de maneira suave e precisa, sem que cause  dor ou algum hematoma no paciente. Tem como esses pricipais efeitos:
Reduz o acumulo de liquido no meio intersticial . Reduz medidas (inchaço): se da devido à retirada do acúmulo do plasma sanguíneo nas regiões.
Previne Fibro Edema Gelóide (celulite): “a drenagem linfática manual provoca ativação circulatória, a qual proporciona absorção de produtos e sustâncias, fusão de acúmulos de gorduras do tecido subcutâneo, reduzindo-o e eliminando resíduos metabólicos, liberando aderências.
Liberação de toxinas: juntamente com a linfa, ocorre a mobilização das toxinas, favorecendo sua eliminação.
Pós-operatório: Após uma cirurgia plástica, que gera lesões nos tecidos causando destruição de estruturas vasculares, resultando em um acúmulo de plasma no espaço intersticial. A drenagem tem como função primordial devolver o liquido acumulado a circulação, prevenindo edema e fibrose.

MASSAGEM MODELADORA

A massagem modeladora é uma técnica em que se é que utilizado  movimentos rápidos e firmes, oposto da drenagem linfática,sendo  que esses movimentos que são esses movimentos que permitem que se obtenha o resultado modelador.  Esse tipo de manobra terapêutica permite esculpir as regiões onde a gordura localizada (lipodistrofia) se concentra como braços, cintura, abdome, coxas e nádegas.

CINESIOTERAPIA

Movimento como recurso terapêutico que se utiliza movimento sendo realizados manualmente. A Cinesioterapia consiste em diferentes formas de atividades motoras que visam o tratamento e prevenção de enfermidades. Esse tipo de técnica engloba recursos variados como mobilização ativa e passiva, alongamento, exercícios respiratórios, exercícios para fortalecimento muscular, reeducação da postura, equilíbrio, coordenação motora, entre outros. Essas atividades cinesioterapeuticas podem ser realizadas na água ou solo. Também se usa as bolas, barras, pranchas,  e halteres. È recomendado realizar  de 3 á 5 vezes por semana a pratica de exercícios físicos, sendo exercícios anaeróbicos ou aeróbicos. Essa área da fisioterapia visa aplicar essa técnica em queimaduras graves e pacientes mastectomizadas. Os principais efeitos da cinesioterapia são:
Amplitude de movimento: os exercícios que trabalham a ADM tem como principal objetivo a manutenção da mobilidade articular, e dos tecidos envolvidos, minimizando a perca da flexibilidade. 
Hipertrofia: com os exercícios regulares, a um aumento do tamanho das fibras musculares, contribuindo para o ganho de força e resistência muscular.
Alongamento: os alongamentos promovem o estiramento das fibras musculares, aumentando sua flexibilidade favorecendo a amplitude de movimento, sendo essencial para o relaxamento e aquecimento muscular, pois o mesmo promove aumento da circulação.
Equilibrio: trabalhar o equilíbrio em cinesioterapia envolve vários fatores como fortalecimento muscular, correções posturais, treinos proprioceptivos, a combinação desses fatores ajudam na otimização do equilíbrio. 
Esses são os princípios básicos para se alcançar os objetivos da cinesioterapia.

PILATES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com