TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença de Kienbock

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 3

Doença de Kienböck

Definição:

Osteonecrose do osso semilunar de etiologia indeterminada multifatorial, que é uma patologia causada pela incapacidade de fornecer sangue ao osso semilunar,  mais frequente em homens de 20 à 40 anos, raros em crianças, o acometimento é bilateral, sua evolução pode chegar a isquemia, esclerose, fragmentação, colapso do osso, artrite degenerativa.

Etiologia e Quadro Clinico:

 Alterações vasculares, Alterações anatômicas, variação ulnar negativa e inclinação radial, micro traumas repetidos, Histórico de trauma ou fratura na maioria 75%-85% referem traumas importantes em dorso flexão, fraturas ocultas, Não há evidência científica de Ler- Dort  Embolia , doença falci forme, corticoides, paralisia cerebral, possivelmente é de natureza multifatorial. Para avaliar melhor o estado do semilunar, o seu médico pode solicitar exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Os sintomas mais comuns durante esta fase são dor no punho e edema local O diagnóstico tardio na maioria dos casos, Propedêutica Radiografias simples em 4 incidências Cintilografia óssea Ressonância nuclear magnética.

Grau 1Rx normal ou fratura linear; RMN (baixa intensidade em T1- imagem ponderada  (↓ vascularização); sinal de alta ou baixa intensidade

em T2, inchaço e limitação de movimentos Esclerose do Semilunar, traços de fraturas, possível inicio de colapso na borda radial. Na terceira fase, o osso semilunar já morto, começa a ruir e quebrar em pedaços. Como o osso começa a quebrar, os ossos circundantes podem começar a mudar de posição. Durante esta fase, os pacientes normalmente experimentam dor crescente, fraqueza na mão, e movimento limitado. E na quarta fase, se a doença progredir, as superfícies dos ossos em torno do semilunar também deterioram-se, e o punho pode tornar-se artrítico. 

[pic 1]

Tratamento Fisioterapeutico:

Embora não haja nenhuma cura completa para a doença de Kienböck, existem várias opções não cirúrgicas e cirúrgicas para tratar. Os objetivos do tratamento são aliviar a pressão sobre o semilunar e tentar restaurar o fluxo de sangue dentro do osso, este procedimento é chamado de revascularização e tende ao sucesso durante as fases iniciais da doença. Já nas fases subsequentes o tratamento cirúrgico é indicado procedimentos como a retirada do osso morto ou a fusão dos ossos do pulso pode aliviar a dor e melhorar a função.

Nos casos dos estágios I e II, o tratamento consiste no alongamento da ulna ou encurtamento do rádio. Já quando se trata dos estágios intermediário (III) e avançado (IV), não há consenso entre os especialistas. Atualmente, o tratamento preconizado para o estágio III é fazer a prevenção da evolução da instabilidade carpal e aliviar a dor. Isso é alcançado por meio de técnicas de artrodeses intercapais e artroplastia semilunar. Existem outras especialistas que preferem realizar a simples artroplastia de ressecção do semilunar, visando aliviar temporariamente as manifestações clínicas álgicas, sem intervir na evolução do colapso carpal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (408.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com