TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espastissidade

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

B. Gaba e Glicina

São Neurotransmissores inibitórios liberados dos interneurônios locais. Os interneurônios que liberam glicina estão restritos à medula espinhal e ao tronco cerebral, enquanto os insterneurônios que liberam gaba estão presentes em todo o SNC, incluindo a medula espinhal.

Os receptores GABA são divididos em dois tipos principais: GABAa e GAB Ab. Muitas áreas do cérebro apresentam um componente rápido e um lento. O componente rápido é mediado pelos os receptores GABAa, e o lento pelos receptores Gaba B. Na cinética a diferença origina-se de acoplamento dos receptores aos iônicos. GABAa, ionotrópico, correspondente a um canal de íons cloreto, que provoca hiperpolarização da célula pós-sináptica, dificultando o alcance do limiar de despolarização e diminuindo, portanto, a condução neuronal ; GABAb, metabotrópico, que se encontra indiretamente acoplado tanto às vias bioquímicas quanto à regulação de canais iônicos.

Acetilcolica

Foi o primeiro composto a ser identificado farmacologicamente com um transmissor no SNC.

Monoaminas

Dopamina

As vias principais que contém dopamina são a projeção que liga a substancia nigra ao neo-estriado e a projeção que liga a região tegmentar ventral  às estruturas límbicas, particularmente o córtex límbico. Os neurônios que contêm dopamina no hipotálamo ventral tuberobasal desempenham um papel importante na regulação da função hipotalâmica-hipofisária.  A dopamina geralmente exerce uma ação inibitória lenta nos neurônios do SNC.

Norepinefrina

A maioria dos neurônios noradrenérgicos está localizada na substância ferruginosa ou na área tegmentar lateral da formação reticular. Todos os subtipos de receptor adrenérgicos são merabotrópicos. Quando aplicada aos neurônios, a noropinefrina pode hiperpolarizá-los, aumentando a condutância de potássio. Em algumas regiões do SNC, a norepinefrina aumenta os impulsos excitatórios tanto por mecanismos indiretos quanto diretos. O mesmo mecanismo indireto envolve a desinibição; isto é, os neurônios inibitórios do ciscuito local são inibidos. Já o mecanismo direto envolve o bloqueio das condutâncias de potássio que retardam a descarga neuronial.

Hidroxitriptamina

A maioria das vias de 5-hidroxitriptamina origina-se dos neurônios da rafe ou de regiões da linha média da ponte e parte superior do tronco cerebral. Ela esta contida em fibras desmielinizadas que inervam de maneira difusa a maior parte das regiões do SNC, porém a densidade de inervação varia, ela age em mais de uma dúzia de subtipos de receptor. Os receptores 5-HT3 são canais iónicos. Existem na área postrema, que é um centro emético importante, e em terminais nervosos sensitivos. A estimulação dos receptores 5-HT3 provoca abertura do seu canal e a passagem de correntes catiónicas que excitam neurónios desencadeadores de vómito, os restantes tipos de receptores não têm função conhecida.

Peptídios

Produzem efeitos drásticos tanto no comportamento animal quanto na atividade dos neurônios isolado. Muito dos peptídios foram mapeados com técnicas iminoistoquímicas e incluem peptídios opióides, neurotensina substância P, somatostatina, colecistocinina, polipeptídio intestinal vasoativo, neuropeptídio Y e hormônio liberados de tirotropina. A substancia P está contidae é liberada dps meurônios sensoriais primários na mielizados da medula espinhal e do tronco cerebral e causa um PPSE lento nos neurônios leves. Essas fibras sensoriais transmitem estímulos nocivos, e portanto é surpreendente que embora os antagonistas dos receptor da substância P possam modificar as respostas a determinados tipos de dor eles não bloqueiam a resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com