TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Verificação ou Checklist

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

FERRAMENTAS DE GESTÃO:

LISTA DE VERIFICAÇÃO

GRUPO: 4 - R$ 130.000,00

        

Taubaté - SP

2015 - 1°

Lista de Verificação ou Checklist

Uma das ferramentas mais simples e práticas para a gestão de processo de organização, qualidade, credibilidade, eficiência, são as listas de verificação ou checklist. Em muitas empresas, as listas de verificação são a base para toda a estrutura de trabalho.

Listas de verificação servem como um lembrete resumido de todos os pontos que devem ser avaliados em uma determinada operação. O objetivo não é detalhar cada processo, e sim servir como guia para o profissional, paciente ou acompanhante.

Listas de verificação podem ser usadas em atendimentos, para pontuar como deve seguir o procedimento para não fugir das características da empresa. O fato é que por mais experiente que seja o profissional, ele nunca deve depender de sua memória para seguir uma sequência de passos.  Ao mesmo tempo, ele pode não querer carregar consigo um manual completo de procedimentos.  A lista de verificação é o equilíbrio entre estes dois fatos, e garante de que não estão sendo usados atalhos no processo e que a empresa possui seus procedimentos sob controle. Se o profissional não possui um treinamento intensivo naqueles procedimentos, as listas de verificação podem levar a erros. 

O objetivo de uma lista de verificação não é ser um manual de processos.  A idéia é exatamente colher o máximo possível de informações para a melhora progressiva da empresa. A descrição de cada ponto de verificação deve ser o suficientemente curta para deixar a lista compacta, e o suficientemente detalhada e sucinta para que o profissional ou pessoa que não seja da área saiba exatamente do que se trata.

A partir do momento em que se usam listas de verificação, todas as atividades relacionadas ao processo devem ser incluídas, inclusive as mais bobas e óbvias. Crie listas abrangentes e detalhistas que realmente facilitem a vida do responsável pelo processo.

É de suma importância ter um sistema para armazenar o histórico de processos executados com as listas de verificação, assim como para extrair informações importantes que permitam a melhoria contínua da organização. Com essas informações pode se criar um Diagrama de Pareto, e comparar mês a mês a evolução da empresa ate atingir a meta ideal, estipulada ou predefinida. Entretanto com resultados em mãos e ate fixados em pontos estratégicos da empresa, poderá elevar o nível de credibilidade dentre seus colaboradores e usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (470.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com