TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MIELOMENGOCELE E MENINGOCELE

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

REDE DE ENSINO GENOMA

Técnico em Radiologia

MIELOMENGOCELE E MENINGOCELE

Ana Carolina de Souza,

Anailde Gil De Souza,

Débora Gonçalves Santos Ferreira,

Gislaine Luz Barbosa

Lethicia Cristina Soares Sobrinho

BETIM

2019

Ana Carolina de Souza,

Anailde Gil De Souza,

Débora Gonçalves Santos Ferreira,

Gislaine Luz Barbosa

Lethicia Cristina Soares Sobrinho

MIELOMENINGOCELE E MENINGOCELE

Projeto Integrador, apresentado a Rede de Ensino Genoma, junto ao Curso Técnico em Radiologia, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Radiologia.

Professor: Nilvan Justino M. Baeta

BETIM

2019

Sumário

1. OBJETIVOS GERAIS: 2

1.1.Objetivos Específicos: 2

2.JUSTIFICATIVA: 3

3.REFERENCIAL TEÓRICO:.................................................................................3

3.1.1. DADOS EPIDEMIOLÓGICOS: 4

3.1.2. SINAIS E SINTOMAS: 4

3.1.3. DIAGNÓSTICO: 4

3.1.4. TIPOS DE TRATAMENTO: 5

REFERÊNCIAS

Dedicatória

Dedicamos todo esse projeto as nossas famílias que sempre nos ajudou, e esteve ao nosso lado em todas as horas, principalmente na conclusão desta etapa de nossas vidas. Ao nosso grupo de trabalho que estiveram juntas durante todo o tempo.

AGRADECIMENTO

Neste momento queremos agradecer a todos nossos mestres que ao longo deste curso, nos fizeram acreditar cada vez mais em uma educação de qualidade voltada para a formação humana, transmitindo suas experiências e valores

RESUMO

Descrever e conceituar a Mielomeningocele através de observações e dados científicos, com resultados feitos através de exames pré-natais, durante as gestações de crianças que nascem com essa patologia.

Apresentar possíveis causas, sintomas, prevenções e tratamentos em pacientes portadores. Ressaltar a importância de uma equipe médica multidisciplinar que interaja com a família, também envolvida para uma melhor qualidade de vida através de estudos científicos qualitativos.

Métodos de tratamento preventivos, cirúrgicos e clínicos em pacientes com MMC. Conclui-se que para evitar esta patologia, o ácido fólico complemento vital usado durante o período gestacional, precisa ser difundido e divulgado para a população em geral, que através de uma maior divulgação, realizações de políticas públicas e mídias sociais, campanhas, publicitarias, palestras, debates em órgãos públicos com objetivo de conscientizar a população de forma geral para a prevenção ao combate desta patologia.

PALAVRAS-CHAVES: Tubo Neural, Espinha Bífida, Recém-nascidos, Patologia, Ácido Fólico.

INTRODUÇÃO

Este breve projeto visa apresentar esta patologia e também suas possíveis causas, sintomas e o tratamento clinico e também medidas preventivas para sua erradicação.

A mielomeningocele (MMC) é uma malformação embrionária do sistema nervoso central que acontece nas primeiras quatro semanas de gestação, sendo consequência de uma falha no fechamento do tubo neural, afetando o sistema nervoso e suas membranas protetoras, as meninges. Podendo ser fragmentada em Mielomeningocele que é a forma mais comum de ser encontrada, na qual a medula espinhal e suas raízes nervosas se exteriorizam para fora da pele, formando uma espécie de cisto que contêm Líquor-LCR, e a Meningocele que não se exterioriza para o lado de fora do corpo e dentro do cisto, o tecido nervoso não se encontram malformado, e as raízes nervosas são normais.

1 OBJETIVO GERAL

Apresentar e enfatizar os recentes avanços relacionados à Mielomeningocele e Meningocele.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Destacar aspectos importantes como a epidemiologia e etiologia.

• Relatar a importância do diagnóstico através do pré-natal e exames de imagem

• Apontar os sintomas, tratamento e possíveis intervenções cirúrgicas acerca da doença.

2 JUSTIFICATIVA:

O projeto surgiu a partir do interesse do grupo pelo tema abordado e a necessidade de buscar respostas para diversas questões relacionadas ao mesmo, através de pesquisas e observações constatamos, as possíveis causas, sintomas e tratamentos inovadores, bem como as prevenções cabíveis para evitá-la.

Sendo assim, o objetivo deste estudo é realizar uma pesquisa bibliográfica com ênfase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com