TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podoposturologia

Por:   •  13/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 6

PODOPOSTUROLOGIA

INTRODUÇÃO

A postura pode ser definida como um composto de posições das articulações em um dado momento. Uma boa postura é aquela em que se tem o melhor alinhamento possível entre os segmentos do corpo. Além disso, a estabilidade é imprescindível para que ocorra esse alinhamento. O pé exerce forte influência no estabelecimento de um corpo estável e no alinhamento de suas articulações. (SILVA, 2010).

Segundo Silva (2010), o corpo humano possui três sistemas de captação que exercem grande interferência no sistema tônico e postural: o captor ocular (por permitir a percepção da relação do corpo com os objetos no meio ambiente); o captor dento-oclusal (por estar relacionado com as cadeias musculares e tônus muscular); o captor podal (principal responsável pela propriocepção do corpo em relação ao solo).

Já Bulla (2010) define que o Sistema Nervoso Central (SNC) necessita de um conjunto de informações precisas para organizar e processar com rapidez as informações sensoriais visuais, vestibulares e proprioceptivas em centros específicos (tronco encefálico e cerebelo). Estes centros comandam os movimentos da cabeça, pescoço, coluna vertebral, pernas, braços, olhos, pés e todos os músculos do corpo, necessários para orientá-los e mantê-los em equilíbrio. Caso ocorra um conflito entre as informações recebidas pelo SNC, a perturbação do estado de equilíbrio passa a ser consciente, originando desequilíbrio corporal.

A área do conhecimento que estuda a influência do captor podal é a podoposturologia, que pelo uso de palmilhas posturais, atua nas instabilidades relacionadas com o controle das oscilações posturais e das disfunções no controle tônico relacionado à postura (MARQUES & TEIXEIRA, 2010).[pic 1]

[pic 2]

                                                                         

Por se tratar de uma metodologia ligada à fisioterapia, a podoposturologia pode ser considerada como uma excelente ferramenta de auxílio no tratamento postural e a difusão desse conhecimento é de relevada importância.

Em função dessa importância, buscou-se verificar em base de dados de artigos científicos se a área de conhecimento sobre podoposturologia está sendo difundida amplamente. Buscando identificar na literatura científica atual subsídios para uma conceituação da técnica e suas repercussões para a fisioterapia.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa teórica, descritiva e quantitativa organizada de acordo com ECHER (2001). Foram utilizadas as seguintes palavras chave: podoposturologia; sistema podal e palmilhas posturais e “podoposturology”.

Os locais de busca foram: a biblioteca da faculdade Salgado de Oliveira -UNIVERSO, partindo em seguida para consulta em revistas especializadas em fisioterapia (Fisioterapia – Physical Theraphy Brazil) e por último foi feita a pesquisa na rede mundial de computadores em banco de dados específicos de artigos científicos como: SCIELO; NETMED; PROQUEST; PEDRO; biblioteca virtual da Universidade Federal de Pernambuco -  UFPE; biblioteca virtual em saúde e Google acadêmico.

 O período de tempo considerado na pesquisa foi de 1990 até 2012.

RESULTADOS

A busca na biblioteca Universo resultou em nenhuma obra relacionada ao tema. Esse mesmo resultado foi obtido na revista de Fisioterapia – Physical Theraphy Brazil e nos sites: SCIELO;  NETMED; PROQUEST; PEDRO; biblioteca virtual da UFPE e biblioteca virtual em saúde.

No Google acadêmico com a palavra chave: podoposturologia os resultados da pesquisa foram 19 (dezenove) sites relacionados ao tema, dos quais apenas 06 (seis) tratavam do assunto podoposturologia. Os demais sites relacionavam a palavra chave à especialidade do fisioterapeuta e não ao assunto publicado. Cabe salientar que a última publicação de um artigo científico sobre o tema foi no ano de 2010, nos anos de 2011 e 2012 nada foi cadastrado.

O gráfico nº 01 demonstra a distribuição segundo local de busca e correlação com o tema.

[pic 3]Gráfico nº 01 – Resultado da pesquisa em sites nacionais e internacionais

Fonte: arquivo pessoal

DISCUSSÃO

Segundo Marques e Teixeira (2010), em sua revisão literária, podoposturologia é definida  como o estudo do controle da postura relacionado à reeducação postural através do uso de palmilhas posturais. O autor considera relevante o assunto por complementar o tratamento fisioterapêutico e conclui que as palmilhas proprioceptivas interferem na postura corporal podendo apresentar benefícios ao indivíduo que apresenta alterações mecano-estruturais.

Para Bulla (2010), o sistema podal é uma ferramenta importante do sistema nervoso central (SNC) no controle da postura. O SNC usa as  informações de outros sistemas sensoriais e combina com as informações do captor podal, formando uma imagem (representação interna) da posição e do movimento do corpo e do ambiente que o cerca.

Bulla (2010) considera o pé como base de suporte e de elevada importância no controle postural, na realização do movimento e na obtenção do equilíbrio corporal. Atribue aos pés a capacidade de gerar alterações ascendentes, modificando a biomecânica dos membros inferiores e do equilíbrio.

[pic 4][pic 5]

 [pic 6][pic 7]

Fig. 2 -  Pés supinados e joelhos Varos (A) ; pés pronados e joelhos valgos (B).

Fonte: http://rialab.it/news1.html

Bulla (2010) realizou sua pesquisa utilizando um total 226 jogadores de futebol, dos quais 128 com pós operatório por entorse não traumática definidos como Grupo de Lesão de Joelhos (GL) e 98 sem lesão nos joelhos designados como Grupo de Controle (GC).

O resultado apresentado por Bulla (2010) foi: no GL 85 (66,41%)  jogadores apresentavam os pé cavos, dos quais 53 (41,41%) estavam acima do peso. Já no GC 80 (81,63%) jogadores apresentavam os pés normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (244.1 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com