TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pubalgia

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA

Este estudo tem por finalidade construir uma análise referente aos possíveis mecanismos de lesão na pubalgia. Ainda há dúvidas e perguntas porque a pubalgia se tornou um assunto tão comentado, sendo que é uma lesão bastante significativa e tempos atrás não era muito abordada. Na verdade a pubalgia sempre esteve presente no esporte, consequentemente em jogadores de futebol, mas para o tratamento era indicado repouso na maioria das vezes. Através de pesquisas feitas dentro da fisiologia do exercício, foi dito que, se o atleta fica muito tempo parado, certamente irá perder o condicionamento físico e por isso faz com que o atleta tenha um pico de pressão psicológica elevada para voltar aos treinos e exercícios rapidamente.  Por isso houve o surgimento para a prevenção e o tratamento para essa lesão.

É necessário fazer jus a um amplo conhecimento na área do mecanismo biomecânico dessa patologia, para que o quadro de prevenção possa ser aplicada de forma cientifica e não continuar na mesma rotina de como em muitos casos ocorre em muitos clubes de futebol.

DELIMITAÇÃO

A pubalgia é uma patologia que atualmente está ocasionando muita contrariedade em equipes relacionadas ao esporte, dentre elas principalmente o futebol e se tornou um problema comum.

Essa lesão é explicada pela identificação de sintomas que estão localizados ao nível da região do púbis com emissões álgicas em sentido direcionado aos adutores, região abdominal e arcadas crurais que é a estrutura fibrosa espessa da margem inferior dos músculos oblíquos do abdome; as emissões não são tão persistentes, dependendo como se encontra a inflamação, ou seja, o grau da mesma. (1,2)

É importante ressaltar que há dois tipos de pubalgia, sendo elas traumáticas e crônicas. Os motivos causais são diferentes e consequentemente o plano de tratamento será ajustado para cada situação.

Não é correto construir um registro para uma determinada patologia se não souber o nível da circunspecção que se encontra a inflamação. Trazendo para a realidade é que está ocorrendo à ausência do trabalho em equipe, sendo iniciado pelo departamento médico em elaborar um relatório de diagnóstico confiável, pois na maioria das vezes é avaliado como uma íngua e não há um exame correto como se deve ser. Quando o atleta é dirigido ao tratamento fisioterapêutico o mesmo deve ser tratado de uma forma diferente, porque a pubalgia possui gravidades e graus desiguais e quando encaminhados para o educador físico pensam que o indivíduo já está pronto para voltar aos treinos e acaba tendo outra lesão, com isso irá piorar o quadro de dor. (2,3)

A pubalgia se enquadra nos atletas esportivos, sendo que o jogador é o indivíduo mais aproximado. A pubalgia inserida no futebol ganhou grande relevância e tem-se definido como um problema grave e que cresce cada vez mais, deixando os atletas preocupados, treinadores, médicos e fisioterapeutas. O aumento de sua ocorrência é incontestado, sendo esclarecido por algumas hipóteses: aumento da vastidão e dos valores altos a serem obtidos pelos atletas (salto, potência de chute, arranque, velocidade etc), o crescente aumento da carga e do volume de treinamento que foram intensificados, revoluções no treinamento da técnica e tática, baixo rendimento técnico dos treinadores. (5)

O púbis é dividido em três composições:

1- Um segmento horizontal que está localizado acima do forame obturador, conhecido como o corpo do púbis;

2- Lâmina quadrilátera, sua localização encontra-se na região frontal do forame obturador que fica próximo da linha média, agindo de frente para trás, denominada como lâmina quadrilátera do púbis;

3- Existe um seguimento estendido encontrado abaixo e atrás da lâmina quadrilátera, definida como Ramo descendente do púbis.

A borda que fica na parte de cima do segmento horizontal do púbis e a borda de baixo do ramo ascendente se juntam e com isso forma o ângulo do púbis.

A faceta sagital que encontrada no ângulo do púbis constrói uma base articular que inicialmente é côncava com o maior eixo obliquo na parte inferior e atrás.

O púbis é uma região particularmente bem reforçada sobre o plano capsulo ligamentar e tendineo muscular (Fatinni; 1995)  (3)

Os movimentos da fisiologia do púbis tem por finalidade serem respeitados em relação à unidade funcional que é representada pela cintura pélvica, sacro juntamente com o ilíaco.

Na estática o púbis tem uma ocupação menor:

- As forças derivadas que estabelece na pelve se difundem desde o segmento da coluna vertebral, que é por meio do sacro, articulações sacroilíacas, para chegar aos coxofemorais.

- Contrariamente as forças antecessoras, incitadas pelo apoio dos pés no chão, tem ascensão pelo fêmur até as coxofemorais.

Na função dinâmica:

No processo da marcha, o suporte do pé no chão possui uma força racional ascendente, que é junto do nível da articulação coxofemoral. A articulação sacroilíaca por estar atrás, tem o poder de transmitir essa força no nível da asa ilíaca, tendo um movimento subsequente. (2,3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com