TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurofisioligia

Pesquisas Acadêmicas: Neurofisioligia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 8

10 RESPOSTAS

1. NEUROFISIOLOGIA CELULAR

1. (E)

2. (A)

3. Limiar é a voltagem que uma célula nervosa precisa para ser despolarizada e gerar o potencial de ação.

4. Alta concentração de proteínas e aminoácidos com carga negativa na face interna da membrana; maior concentração de sódio na face externa da membrana e alta concentração de potássio na face interna da membrana, sendo a permeabilidade da membrana à difusão dos íons potássio maior do que a difusão dos íons sódio. Além disso, a ativação da bomba sódio-potássio auxilia na manutenção do potencial de repouso da membrana, pelo transporte de três íons sódio para fora da célula e dois íons potássio para dentro da célula.

5. (C)

6. (C)

7. (C)

8. (D)

9. (B)

10. (D)

11. (B)

12. (E)

13. (E)

14. (E)

15. a.(1); b.(3); c.(2).

16. (D)

17. (B)

18. a.(4); b.(2); c.(5); d.(1); e.(3).

19. AMINOÁCIDOS: Glu, Gli, GABA; PEPTÍDEOS: VIP, CCK, TSH, endorfina, somatostatina, substância P, neuropetídeo Y, enk; AMINAS: epinefrina, histamina, 5-HT, DA, ACh, NA.

20. (A)

21. Podem ser endocitados pela membrana pré-sináptica ou então serão destruídos por enzimas líticas encontradas na fenda sináptica.

22. Dentre as células gliais, os astrócitos encontram-se diretamente envolvidos na barreira hematoencefálica através dos seus pés vasculares que, fixados aos capilares contínuos, filtram nutrientes que serão difundidos aos neurônios. Além disso, secretam substâncias que estimulam o aparecimento de junções oclusivas entre as células endoteliais, diminuindo a permeabilidade dos capilares.

23. Os íons cálcio são responsáveis pela ativação do processo de exocitose das vesículas sinápticas contendo neurotransmissores, que serão liberados na fenda sináptica.

24. Tanto os filamentos de actina quanto os microtúbulos do citoesqueleto são os responsáveis pelo transporte das vesículas sinápticas contendo neurotransmissores do soma até os botões terminais, no processo de exocitose (movimento anterógrado) e dos botões terminais para o soma, no processo de endocitose (movimento retrógrado).

25. Os dendritos têm função celulípeta, ou seja, captam estímulos e os conduzem ao soma. O soma tem a função de síntese de neurotransmissores e é o local de integração dos estímulos captados pelos dendritos. O axônio tem função de condução dos estímulos eletroquímicos.

26. A mielina é uma camada lipídica que envolve as fibras nervosas, com características de isolante elétrico, o que garante maior velocidade na condução do potencial de ação, através dos intervalos existentes na bainha, chamados de nós de Ranvier, acelerando a transmissão ao longo da fibra nervosa.

27. Condução eletrotônica significa fluxo direto de corrente elétrica, no citoplasma neuronal e axônios nervosos desde o ponto de excitação em todo o trajeto até as sinapses de eferência.

28. Receptores ionóforos são canais iônicos abertos quimicamente. Os receptores metabotróficos ou receptores ligados à proteína G ligam-se aos neurotransmissores e ativam os sistemas de segundo mensageiro (transdução), abrindo ou fechando canais iônicos.

29. Período refratário absoluto refere-se ao período em que uma vez iniciado o potencial de ação, por cerca de 1ms, um segundo potencial de ação não poderá ser desencadeado antes que o primeiro termine. Após os canais de sódio terem voltado para suas posições originais, mas antes de a membrana voltar para seu potencial de repouso, um potencial graduado mais alto do que o normal pode iniciar outro potencial de ação, designando o chamado de período refratário relativo.

30. Uma vez produzido o potencial de ação, a despolarização irá se propagar, se as condições forem adequadas, por toda a célula; caso contrário, não se propagará.

31. (2)

32. (1)

33. (4)

34. (3)

35. (A)

36. (V)

37. (V)

38. (F) A passagem de vários íons ao mesmo tempo pela membrana dos neurônios é o que garante a existência de uma diferença de cargas entre as faces da membrana e impede um potencial de equilíbrio.

39. (F) O acúmulo de cargas positivas dentro da célula indica uma inversão de cargas ou despolarização, caracterizando o início de um potencial de ação.

40. (F) O revestimento dos nervos com mielina garante uma transmissão mais rápida dos impulsos nervosos, pois a condução é saltatória entre os nós de Ranvier.

2. SISTEMA MUSCULAR

1. Estímulo, que pode ser um impulso nervoso ou elétrico, energia (ATP) e o íon cálcio.

2. As fibras tônicas apresentam contração lenta, não ocorrem abalos musculares e a tensão isométrica é muito eficiente. As fibras musculares fásicas produzem abalos musculares. Podem ser subclassificadas em: fibras tipo I - oxidativas de abalo lento, possuem coloração avermelhada, pois são ricas em mioglobina e muitas mitocôndrias, por isso são resistentes à fadiga e contraem-se lentamente; fibras tipo IIa - oxidativas de abalo rápido, contraem-se rapidamente, mas fadigam lentamente; e fibras tipo IIb - glicolíticas de abalo rápido, contraem-se rapidamente, mas também fadigam rapidamente, pois possuem poucas mitocôndrias e dependem da glicólise anaeróbica para gerar ATP e, são de coloração esbranquiçada, pois são ricas em glicogênio.

3. SISTEMA NERVOSO

1. a) Células da glia.

b) Oligodendrócitos.

c) Células de Schwann.

d) Células da micróglia.

2. a.(2); b.(1); c.(3); d.(5); e.(4).

3. A- Corno anterior da substância cinzenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com