TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biossegurança

Por:   •  9/11/2016  •  Artigo  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

           Todos os setores de trabalho podem apresentar riscos à saúde dos profissionais em exercício. Nos laboratórios clínicos não é diferente, nesse ambiente os trabalhadores são expostos a inúmeras situações de riscos ocupacionais, desde leves casos de contaminações por agentes biológicos a acidentes de trabalho mais graves. Visando diminuir tais eventos, são aplicadas as normas de Biossegurança (ZOCHIO, L.B; 2009).

            Existem diferentes conceitos de biossegurança, amplamente falando é um conjunto de ações voltadas para a minimização e eliminação de riscos para a saúde do profissional, além de trabalhar na conscientização do mesmo e na diminuição danos causado por resíduos ao meio ambiente (ZOCHIO, L.B; 2009). Segundo Mastroeni (2006):

Biossegurança ou segurança biológica refere-se à aplicação do conhecimento, técnicas e equipamentos, com a finalidade de prevenir a exposição do trabalhador, laboratório e ambiente a agentes potencialmente infecciosos ou biorriscos. Biossegurança define as condições sobre as quais os agentes infecciosos podem ser seguramente manipulados e contidos de forma segura (MASTROENI. 2006, p. 2).

            Para um ambiente de trabalho mais seguro, a execução de boas práticas laboratoriais ajustadas às regras de Biossegurança são essenciais. Seguir as regras de higiene do laboratório, descartando corretamente os materiais e estar sempre atento são ações de grande importância. Erros simples como o manuseio incorreto de amostras podem ocasionar contaminações, diante disso deve-se ter cuidado com o risco contaminação direta e indireta de materiais e pessoas próximas do profissional que está em exercício.  (FONSECA, C.S; 2012)

          Apesar de grande parte dos trabalhadores terem acesso às normas de biossegurança, o número de acidentes em laboratórios continua elevado para os dias atuais, sendo 80 a 90 % com materiais perfuro cortantes. Esses dados mostram o quanto à atitude do profissional influencia em sua segurança, reforçam que não adianta apenas existirem as regras, elas devem ser seguidas corretamente para ter de fato eficiência. A biossegurança tem responsabilidades em conjunto, os gestores devem garantir um ambiente de trabalho seguro ao profissional, e este deve se responsabilizar por adotar todas as medidas que lhe compete objetivando minimizar qualquer risco de acidentes. (ZOCHIO, L.B; 2009)

          Disponibilizar treinamentos aos profissionais da área é uma das melhores formas de evitar esses acidentes. Diante disso, objetivo deste trabalho é descrever os procedimentos de Biossegurança, reafirmando a importância de trabalhar seguindo as normas exigidas.

2. METODOLOGIA

Foi feita uma revisão bibliográfica de artigos que abordam Biossegurança em Laboratório de análises clínica. Utilizamos duas bases de pesquisa: Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. Foram utilizados os seguintes descritores: Biossegurança and Laboratório clínico; Biossegurança; Análises clínicas e Mapa de risco.  Dentre os artigos encontrados, selecionamos artigos dos anos 2008-2014, todos em idioma português, conforme o quadro 1.

     Quadro 1. Artigos pesquisados.

Descritores

Banco de dados - BVS

Scielo

Biblioteca Virtual em Saúde

UNIRIO

Biossegurança and Laboratório Clínico

0

31

0

Biossegurança

21

30

14

Análises Clínicas

15

23

0

Mapa de risco

9

11

5

Total

45

64

19

 

Fonte: Autoria própria

2.1. Critérios de inclusão e exclusão

Os 11 artigos foram selecionados por mais se identificaram com a proposta do trabalho. Foram utilizados os seguintes filtros: Risco biológico, risco laboratorial, prevenção de acidentes em laboratório e acidentes de trabalho. A coleta do material para a pesquisa foi realizada no período de 2008 a 2014.

2.2. Resultados

Dos 128 artigos pesquisados, selecionamos 11 que estavam dentro do nosso objetivo e dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Desses 10 artigos, 4 foram artigos de revisão e 7 foram artigos originais. 1 artigo do ano 2008, 2 artigos do ano de 2009, 4 artigos de 2011, 1 artigo de 2012, 1 artigo de 2013 e 2 artigos de 2014. Todos em idioma português. Conforme indica o quadro 2.

Quadro 2.  Artigos selecionados

Autores

Idiota

Delineamento

Ano de publicação

SILVA, J.L.L.; et al.

Português

Original

2011

OLIVEIRA, E.C.S.; et al

Português

Original

2011

AZEVEDO, T.M.; et al

Português

Original

2014

GIANCOTTI, G.M; et al

Português

Original

2014

SILVA, A.D.R.L.; MASTROENI, M.F.

Português

Original

2008

PICOLLI, A.; et al

Português

Revisão

2011

PEREIRA, M.E.C; et al

Português

Original

2009

SANGIONI, L.A.; et al

Português

Revisão

2013

METELLO, F.C; VALENTE, G.S.C

Português

Revisão

2011

FONSECA, C.S.

Português

Original

2012

ZOCHIO, L.B.

Português

Revisão

2009

Fonte: Autoria própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (160.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com